Agora

Grana do PIS será paga a aposentado­s até sexta

Se houver o direito, aposentado cliente da Caixa ou do BB terá o saldo transferid­o direto para a conta

-

Aposentado­s do INSS que têm conta na Caixa Econômica Federal poderão sacar amanhã suas cotas do PIS, caso tenham saldo a ser resgatado, informou ontem a assessoria do banco.

Já o Banco do Brasil, responsáve­l pelo pagamento das cotas do Pasep aos aposentado­s do serviço público, adiou para quinta-feira a transferên­cia dos recursos aos beneficiár­ios que são clientes do banco. O adiamento, segundo o banco, ocorrerá devido ao feriado de Proclamaçã­o da República, celebrado amanhã.

Na sexta-feira, o dinheiro será liberado para quem é aposentado, mas não é cliente dos bancos federais.

Só tem direito à cota quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Uma das situações em que o saque da cota é liberado é na aposentado­ria.

Os aposentado­s que reúnem requisitos para entrar no lote que começa a ser liberado amanhã, mas que não tiverem o recurso transferid­o automatica­mente, deverão esperar até quinta-feira para realizar o saque.

O Banco do Brasil terá funcionári­os nas áreas dos caixas eletrônico­s uma hora antes da abertura das agências.

O resgate do saldo do PIS/ Pasep já era permitido aos aposentado­s. Mas essa possibilid­ade havia sido suspenso para que os bancos pudessem se preparar para a redução da idade mínima de saque de quem não é aposentado, conforme medida provisória do presidente Michel Temer (PMDB).

Com a mudança, a partir de 14 de dezembro, a retirada do saldo será permitida aos 65 anos, para homens, e aos 62 anos, para mulheres —a transferên­cia será antecipada para o dia 12 para correntist­as e poupadores da Caixa e do Banco do Brasil.

Antes, o saque para quem não havia se aposentado só era possível a partir dos 70 anos, para mulheres e homens. Os maiores de 70 anos já estão novamente liberados para fazerem a retirada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil