Me­nos uniões e mais di­vór­ci­os

Agora - - Editorial - (FSP)

As pes­so­as tam­bém se ca­sa­ram me­nos em 2016, tan­to gays quan­to he­te­ros­se­xu­ais, se­gun­do a pes­qui­sa Es­ta­tís­ti­cas de Re­gis­tro Ci­vil. E os di­vór­ci­os au­men­ta­ram.

Hou­ve re­du­ção de 3,7% no to­tal de ca­sa­men­tos em re­la­ção a 2015 —fo­ram 41.813 a me­nos. A es­ta­tís­ti­ca só le­va em con­ta ca­sa­men­tos de pa- pel pas­sa­do, ex­cluin­do ou­tros acor­dos, co­mo uniões es­tá­veis. “Is­so tam­bém po­de ser atri­buí­do à cri­se econô­mi­ca. As pes­so­as po­dem ter pos­ter­ga­do a de­ci­são de ca­sar pa­ra não gas­tar com fes­tas, por exem­plo”, afir­ma Bar­ba­ra Co­bo, co­or­de­na­do­ra de po­pu­la­ção e in­di­ca­do­res so­ci­ais do IBGE.

Di­vór­ci­os, por ou­tro la­do, au­men­ta­ram, man­ten­do a ten­dên­cia de anos an­te­ri­o­res. Es­sas se­pa­ra­ções vi­nham cres­cen­do des­de o iní­cio da sé­rie his­tó­ri­ca, em 1984, prin­ci­pal­men­te a par­tir de 2010, quan­do mu­dan­ças na le­gis­la­ção fa­ci­li­tam os di­vór­ci­os. Os da­dos se re­fe­rem a ca­sa­men­tos he­te­ros­se­xu­ais. Não há da­dos so­bre di­vór­ci­os de ca­sais do mes­mo se­xo.

A du­ra­ção dos ca­sa­men­tos se man­te­ve a mesma de 2015: 15 anos. Amai­or pro­por­ção (48%) de di­vór­ci­os acon­te­ceu em fa­mí­li­as com fi­lhos me­no­res de ida­de. Hou­ve au­men­to, na pro­por­ção de guar­da com­par­ti­lha­da (de 13% pa­ra 17%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.