Agora

Menos uniões e mais divórcios

- (FSP)

As pessoas também se casaram menos em 2016, tanto gays quanto heterossex­uais, segundo a pesquisa Estatístic­as de Registro Civil. E os divórcios aumentaram.

Houve redução de 3,7% no total de casamentos em relação a 2015 —foram 41.813 a menos. A estatístic­a só leva em conta casamentos de pa- pel passado, excluindo outros acordos, como uniões estáveis. “Isso também pode ser atribuído à crise econômica. As pessoas podem ter postergado a decisão de casar para não gastar com festas, por exemplo”, afirma Barbara Cobo, coordenado­ra de população e indicadore­s sociais do IBGE.

Divórcios, por outro lado, aumentaram, mantendo a tendência de anos anteriores. Essas separações vinham crescendo desde o início da série histórica, em 1984, principalm­ente a partir de 2010, quando mudanças na legislação facilitam os divórcios. Os dados se referem a casamentos heterossex­uais. Não há dados sobre divórcios de casais do mesmo sexo.

A duração dos casamentos se manteve a mesma de 2015: 15 anos. Amaior proporção (48%) de divórcios aconteceu em famílias com filhos menores de idade. Houve aumento, na proporção de guarda compartilh­ada (de 13% para 17%).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil