Agora

Ação atinge deputados do RJ

- (FSP)

Investigaç­ões da Operação Cadeia Velha, nova fase da Operação Lava Jato no Rio, desencadea­da ontem pela Polícia Federal, MPF (Ministério Público Federal) e Receita Federal, apontam que, somados pagamentos mensais, o presidente da Alerj (Assembleia Legislativ­a do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (PMDB), teria recebido cerca de R$ 58,4 milhões em propina de empresas de ônibus.

Ele foi levado coercitiva­mente para depor ontem.

“Enquanto o Rio definha, a ponto de estar nessa situação de caos social, esses sujeitos se empapuçam com o dinheiro da corrupção”, disse o procurador da República Carlos Alberto Gomes Aguiar.

Ele se referia à atuação de Picciani e dos estaduais Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, em suposto acordo de cobrança e pagamento de propina para favo- recer interesses de empresário­s no Estado, entre os quais representa­ntes do setor de transporte e empreiteir­as.

Os três parlamenta­res, além da mulher de Albertassi, Alice Brizola Albertassi, fo- ram alvo de mandados de condução coercitiva (quando o suspeito é obrigado a depor). Entre os presos na ação está o filho de Jorge Picciani, Felipe Picciani, investigad­o por lavagem de dinheiro.

Segundo o procurador, os deputados do PMDB recebiam uma “mesada” de diversas fontes para legislarem em favor dos empresário­s.

A investigaç­ão aponta que os parlamenta­res concederam benefícios fiscais e aprovaram atos de ofício com com o intuito de defender interesses privados.

Albertassi acabou desistindo da indicação do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para uma vaga de conselheir­o do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio..

Respostas

Em nota, Picciani afirmou que acusações contra ele e sua família são falsas. Melo disse estar à disposição da Justiça. Albertassi disse, por meio de nota, que as acusações contra ele serão contestada­s por sua defesa. O PMDB do Rio de Janeiro não quis se manifestar.

 ?? Yasuyoshi Chiba/AFP ?? Jorge Picciani, que teve filho preso, e outros dois deputados tiveram de prestar depoimento ontem
Yasuyoshi Chiba/AFP Jorge Picciani, que teve filho preso, e outros dois deputados tiveram de prestar depoimento ontem
 ??  ?? André Puccinelli (PMDB) acabou preso ontem pela PF, junto com o seu filho, André Puccinelli Júnior
André Puccinelli (PMDB) acabou preso ontem pela PF, junto com o seu filho, André Puccinelli Júnior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil