Ação atin­ge de­pu­ta­dos do RJ

Agora - - Brasil - (FSP)

In­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção Ca­deia Ve­lha, no­va fa­se da Ope­ra­ção La­va Ja­to no Rio, de­sen­ca­de­a­da on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) e Re­cei­ta Fe­de­ral, apon­tam que, so­ma­dos pa­ga­men­tos men­sais, o pre­si­den­te da Alerj (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio de Janeiro), Jor­ge Pic­ci­a­ni (PMDB), te­ria re­ce­bi­do cer­ca de R$ 58,4 mi­lhões em pro­pi­na de em­pre­sas de ôni­bus.

Ele foi le­va­do co­er­ci­ti­va­men­te pa­ra de­por on­tem.

“En­quan­to o Rio de­fi­nha, a pon­to de es­tar nes­sa si­tu­a­ção de ca­os so­ci­al, es­ses su­jei­tos se em­pa­pu­çam com o di­nhei­ro da cor­rup­ção”, dis­se o pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Car­los Al­ber­to Go­mes Agui­ar.

Ele se re­fe­ria à atu­a­ção de Pic­ci­a­ni e dos es­ta­du­ais Pau­lo Me­lo e Ed­son Al­ber­tas­si, to­dos do PMDB, em su­pos­to acor­do de co­bran­ça e pa­ga­men­to de pro­pi­na pa­ra fa­vo- re­cer in­te­res­ses de em­pre­sá­ri­os no Es­ta­do, en­tre os quais re­pre­sen­tan­tes do se­tor de trans­por­te e em­prei­tei­ras.

Os três par­la­men­ta­res, além da mu­lher de Al­ber­tas­si, Ali­ce Bri­zo­la Al­ber­tas­si, fo- ram al­vo de man­da­dos de con­du­ção co­er­ci­ti­va (quan­do o sus­pei­to é obri­ga­do a de­por). En­tre os pre­sos na ação es­tá o fi­lho de Jor­ge Pic­ci­a­ni, Felipe Pic­ci­a­ni, in­ves­ti­ga­do por lavagem de di­nhei­ro.

Se­gun­do o pro­cu­ra­dor, os de­pu­ta­dos do PMDB re­ce­bi­am uma “me­sa­da” de di­ver­sas fon­tes pa­ra le­gis­la­rem em fa­vor dos em­pre­sá­ri­os.

A in­ves­ti­ga­ção apon­ta que os par­la­men­ta­res con­ce­de­ram be­ne­fí­ci­os fis­cais e apro­va­ram atos de ofí­cio com com o in­tui­to de de­fen­der in­te­res­ses pri­va­dos.

Al­ber­tas­si aca­bou de­sis­tin­do da in­di­ca­ção do go­ver­na­dor Luiz Fer­nan­do Pe­zão (PMDB) pa­ra uma va­ga de con­se­lhei­ro do TCE (Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do) do Rio..

Res­pos­tas

Em no­ta, Pic­ci­a­ni afir­mou que acu­sa­ções con­tra ele e sua fa­mí­lia são fal­sas. Me­lo dis­se es­tar à dis­po­si­ção da Jus­ti­ça. Al­ber­tas­si dis­se, por meio de no­ta, que as acu­sa­ções con­tra ele se­rão con­tes­ta­das por sua de­fe­sa. O PMDB do Rio de Janeiro não quis se ma­ni­fes­tar.

Ya­suyoshi Chi­ba/AFP

Jor­ge Pic­ci­a­ni, que te­ve fi­lho pre­so, e ou­tros dois de­pu­ta­dos ti­ve­ram de pres­tar de­poi­men­to on­tem

An­dré Puc­ci­nel­li (PMDB) aca­bou pre­so on­tem pe­la PF, jun­to com o seu fi­lho, An­dré Puc­ci­nel­li Jú­ni­or

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.