Agora

Professora é acusada de pôr crianças em sacos lliixxoo

Prática seria forma de castigar alunos de 3 a 5 anos. Estagiária­s e substituta também devem ser indiciadas

- (FSP)

Restinga Após dois meses de investigaç­ão, a Polícia Civil de Restinga (389 km de SP) obteve imagens do circuito de segurança de uma creche municipal que mostram uma professora do ensino infantil amarrando crianças em sacos de lixo como castigo por suposto mau comportame­nto em sala de aula.

A professora, que foi afastada pela prefeitura, deve ser indiciada sob acusação de maus-tratos contra alunos, com idades entre 3 e 5 anos.

Além da docente, duas estagiária­s e uma professora substituta da creche municipal devem ser indiciadas por serem coniventes com a ação, ocorrida em setembro.

A acusação foi feita por duas mães de alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Célia Teixeira Ferracioli naquele mês. Nas imagens, uma das estagiária­s tenta colocar o saco no corpo das crianças. Em outro vídeo, a professora coloca um aluno dentro do saco enquanto é observada pela substituta, de acordo com a polícia.

Laudo

Para o delegado Eduardo Lopes Bonfim, as imagens e o andamento das investigaç­ões são claros quanto às ações das professora­s e das estagiária­s.”‘Não há dúvidas que o fato ocorreu e iremos indiciá-las. Esperamos apenas o resultado do laudo das imagens, que deve sair em 15 dias”, afirmou Bonfim.

O delegado disse que, num primeiro momento, recebeu imagens erradas da prefeitura e, por isso, chegou a afirmar que as câmeras não haviam registrado as ocorrência­s. “Mas, ao notar o engano, conseguimo­s as imagens referentes aos dias indicados e elas haviam captado os castigos”, disse.

Ainda segundo o delegado, também foram ouvidas cinco mães de alunos. Elas confirmara­m a acusação. “Vamos ouvir as acusadas e, depois, faremos o indiciamen­to formal. Isso deve acontecer nos próximos dias”, disse Bonfim. “Devido à ampla gama de provas, não vamos precisar expor os alunos ao desgaste de um depoimento.”

As servidoras foram afastadas por 30 dias. A prefeitura também investiga o caso por meio de sindicânci­a.

 ?? Polícia Civil/Divulgação ?? Vídeo mostra professora colocando saco de lixo na cabeça de aluno em creche municipal em Restinga
Polícia Civil/Divulgação Vídeo mostra professora colocando saco de lixo na cabeça de aluno em creche municipal em Restinga
 ?? Leo Correa/AFP ??
Leo Correa/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil