Agora

Prefeitura amplia alimento orgânico na merenda escolar

Hortaliças, verduras e outros estarão no cardápio no mês que vem. Doria diz que desistiu da farinata

-

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou ontem o lançamento do programa Alimento Saudável, com o objetivo de ampliar a compra de orgânicos utilizados na merenda das escolas da rede municipal de ensino. Já no próximo mês os estudantes deverão encontrar no cardápio hortaliças e verduras, polpas de frutas, bananas nanica e prata e iogurte de frutas.

O prefeito também anunciou que desistiu totalmente da proposta da farinata (composto produzido a partir de alimentos prestes a vencer) em qualquer esfera mu- nicipal (como a merenda ou a Assistênci­a Social). “Dada a polêmica, entendemos que não seria adequado insistir nesse projeto”, disse.

Além do arroz orgânico, presente na merenda desde a gestão Fernando Haddad (PT), fubá, suco de uva, carne suína e iogurte já estão sendo comprados da agricultur­a familiar em 2017.

“Temos o objetivo de ampliar a qualidade com a redução de processado­s e ampliação de produtos in natura, inclusive orgânicos e de produtores familiares”, afirmou o prefeito. O projeto também prevê implantaçã­o de mais de 200 hortas pedagógica­s em escolas.

“Da agricultur­a familiar, a prefeitura já compra desde 2012 e isso foi sendo ampliado. Mas é a primeira vez que recebemos chamadas para compras de verduras e hortaliças da agricultur­a fa- miliar de São Paulo, produzidas em São Mateus e Parelheiro­s”, afirmou o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider.

Quem gostou da novidade foi a dona de casa Mariana Pereira, 57 anos, que tem um neto matriculad­o na rede municipal, na Vila Califórnia (zona leste). “Alimentar-se bem ajuda no cresciment­o e no desempenho escolar. Resta saber se isso será cumprido à risca ou ficará apenas na promessa”, declarou.

Aplicativo

Doria também anunciou que deverá começar a funcionar no mês que vem um aplicativo de celular para os pais poderem acompanhar o cardápio servido em todas as escolas municipais. O aplicativo Prato Aberto foi desenvolvi­do pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Unesco.

 ?? Maurício Rummens/Agência O Globo ?? O prefeito João Doria (PSDB) no lançamento do programa Alimento Saudável; cardápio da merenda escolar terá hortaliças, verduras e polpas de frutas orgânicas
Maurício Rummens/Agência O Globo O prefeito João Doria (PSDB) no lançamento do programa Alimento Saudável; cardápio da merenda escolar terá hortaliças, verduras e polpas de frutas orgânicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil