Agora

Estado vai avisar sobre enchentes pelo celular

- (FSP)

Os moradores de São Paulo já podem fazer um cadastro para receber, de forma gratuita, mensagens via SMS com alerta em casos de desastre naturais, como enchentes. O serviço, coordenado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomuni­cações), começa a funcionar hoje no Estado e será ampliado gradativam­ente para todo o Brasil.

Os usuários receberão uma mensagem perguntand­o se eles têm interesse em receber as mensagens de alerta: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Caso queira receber as notificaçõ­es, basta informar então o CEP da região sobre a qual deseja ter informaçõe­s.

Segundo a Anatel, os aler- tas envolvem avisos de inundações, alagamento­s, temporais, perigo de deslizamen­tos de terra e ainda recomendaç­ões da Defesa Civil. É possível cancelar o recebiment­o desses avisos.

Os moradores dos Estados do Paraná e de Santa Catarina podem utilizar o serviço desde outubro deste ano.

Em 18 de dezembro, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grade do Sul estarão aptos a receber o cadastro de moradores que desejam receber mensagens de alerta.

A partir de 15 de janeiro, o serviço começará a funcionar em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No mês seguinte, em 19 de fevereiro de 2018, ele será ampliado para Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.

A previsão para os demais Estados é de 19 de março de 2018, diz a Anatel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil