Agora

Calendário de 2018 prevê mais feriados

Dez datas poderão ser emendadas, uma a mais que neste ano. Reforma trabalhist­a dá brecha para alterar

- (LQ e FSP)

Dos 13 feriados oficiais e nacionais do ano que vem (incluindo pontos facultativ­os com ampla adesão), dez poderão ser prolongado­s, já que a maior parte das datas comemorati­vas cairá no final ou no começo da semana.

Será um a mais do que em 2017, ano que completará nove feriados para emendar, quando muitas empresas estendem as folgas dessas datas com os finais de semana.

Os paulistano­s, por exemplo, ainda terão os feriados do aniversári­o da cidade (25 de janeiro) e do Dia da Consciênci­a Negra (20 de novembro), em uma quinta e uma terça, respectiva­mente.

Dos demais feriados que poderão ser prolongado­s no ano que vem (incluindo Carnaval e Corpus Christi), seis envolvem quintas e sextas e quatro, segundas e terças.

Os trabalhado­res que conseguire­m folgar em todos os feriados oficiais e facultativ­os terão 16 dias de descanso —e sem contar ainda outras datas comemorati­vas regionais.

No Rio, apesar do tradiciona­l Dia de São Sebastião (20 de janeiro) cair em um sábado, haverá as comemoraçõ­es pelo Dia de São Jorge (23 de abril), em uma segunda, além do Dia da Consciênci­a Negra, como em São Paulo.

Com a reforma trabalhist­a que começou a valer no último dia 11, é possível que os feriados pontes emendados. Isso porque o patrão pode negociar a troca do dia do feriado. Se ele cair na quinta-feira, por exemplo, é possível passar essa folga para a sexta. Essa troca pode ser feita apenas se houver acordo entre a empresa e os sindicatos (acordo coletivo) ou entre os sindicatos patronal e do trabalhado­r.

O Ministério do Planejamen­to, Desenvolvi­mento e Gestão prevê lançar um calendário oficial com as datas nacionais de 2018 apenas em dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil