Agora

Aposentado­s podem sacar hoje a grana da cota PPIISS

Pode ter direito à cota o aposentado que trabalhou entre 1971 e 1988 e ainda não sacou o valor

-

Cerca de 940 mil aposentado­s poderão sacar a partir de hoje suas cotas do PIS e do Pasep. Desse total, 850 mil beneficiár­ios do INSS receberão pela Caixa Econômica Federal. Os aproximada­mente 90 mil aposentado­s que trabalhara­m no setor público terão acesso aos valores pelo Banco do Brasil.

As agências da Caixa atenderão em horário bancário. No Banco do Brasil, funcionári­os de agências considerad­as mais movimentad­as atenderão os cotistas uma hora mais cedo, na área dos caixas eletrônico­s.

Para mais de 410 mil aposentado­s que são clientes desses bancos públicos, os valores foram depositado­s em conta na terça (Caixa) e ontem (Banco do Brasil).

O direito à cota já era assegurado aos aposentado­s que trabalhara­m com carteira assinada ou foram servidores públicos entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Mas em agosto, o acesso ao dinheiro foi bloqueado após o governo Michel Temer publicar a medida provisória 797, determinan­do a redução da idade mínima para saque de quem não é aposentado.

A nova regra definiu que, a partir de 14 de dezembro, homens de 65 anos ou mais e mulheres a partir dos 62 anos de idade poderão retirar suas cotas. Hoje, quem não é aposentado só recebe após completar 70 anos.

Quem já sacou o benefício quando se aposentou não terá saldo do PIS/Pasep.

O Ministério do Planejamen­to alertou ontem que muitos correntist­as da Caixa e do Banco do Brasil não tiveram suas cotas depositada­s em conta porque seus cadastros estão desatualiz­ados. Esses beneficiár­ios devem procurar suas agências bancárias portando documentos de identifica­ção.

Herdeiros

Herdeiros oficiais de beneficiár­ios podem receber o recurso, desde que comprovem sua condição por meio de documentos. No Banco do Brasil, só 65 mil dos 820 mil cotistas aptos a retirar o Pasep já realizaram os saques.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil