Agora

CCacciique do PMDB do Rio, Picciani se entrega à polícia

Presidente da Assembleia Legislativ­a e mais 2 deputados tiveram ontem prisão decretada pela Justiça

- (FSP)

O presidente da Assembleia Legislativ­a do Rio, Jorge Picciani (PMDB), se entregou na tarde ontem à Polícia Federal, assim como os deputados Paulo Melo e Edson Albertassi, do mesmo partido.

Os três políticos são parte da cúpula do PMDB no Legislativ­o do Estado e tiveram prisão decretada por unanimidad­e pelo Tribunal Regional Federal da Segunda Região. Também foram afastados das funções legislativ­as.

Picciani, Melo e Albertassi são investigad­os no âmbito da Operação Cadeia Velha, deflagrada na terça-feira e que apura favorecime­nto de empresas de ônibus por políticos do Estado. Os três negam as acusações.

A operação é um desdobrame­nto da Lava Jato. Os parlamenta­res são suspeitos de terem elaborado leis para atender aos interesses das empresas de ônibus por meio de recebiment­o de propina.

Os magistrado­s decidiram pela prisão por 5 votos a 0.

Caberá a Alerj (Assembleia Legislativ­a) confirmar ou não a decisão, seguindo orientação dada pelo Supremo Tribunal Federal no caso do afastament­o do senador Aécio Neves (PSDB).

Como o mandado foi expedido de maneira imediata, os parlamenta­res seguirão presos enquanto o plenário da Casa não se reúne.

A Alerj tem 24 horas a partir da notificaçã­o para deliberar sobre a prisão. A decisão, qual seja ela, precisa ser tomada por maioria simples —36 dos 70 votos possíveis.

Na terça-feira, um dos filhos de Picciani, Felipe Picciani, já havia sido preso. O outro é Leonardo Picciani, ministro do Esporte no governo de Michel Temer.

Os três deputados negaram o teor das acusações e informaram que aguardarão a decisão do plenário da Alerj, que decidirá manter ou não a prisão deles.

 ?? Alexandre Cassiano/Agência O Globo ?? O presidente da Assembleia Legislativ­a do Rio, Jorge Picciani (PMDB), ao se entregar à Polícia Federal ontem à tarde; filho já havia sido preso na terça-feira
Alexandre Cassiano/Agência O Globo O presidente da Assembleia Legislativ­a do Rio, Jorge Picciani (PMDB), ao se entregar à Polícia Federal ontem à tarde; filho já havia sido preso na terça-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil