Agora

Posto de saúde fica sem ambulatóri­o para os olhos

Unidade no Jaçanã fechou em maio. Pacientes têm de esperar indicação de novo lugar

-

Cuidar da saúde dos olhos ficou mais difícil para moradores do Jaçanã (zona norte) e do entorno da região. Isso porque, em maio, o ambulatóri­o de oftalmolog­ia que funcionava na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro fechou, e pacientes não sabem onde serão tratados.

O ambulatóri­o era mantido pela OSS (organizaçã­o social de saúde) do Hospital Albert Einstein. A gestão João Doria (PSDB) afirma que a entidade tinha contrato com o Ministério da Saúde (leia abaixo).

A reportagem esteve na unidade ontem. Funcionári­os disseram que os pacientes estão sendo encaminhad­os à Regulação, órgão da Secretaria Municipal da Saúde que verifica onde há vagas para eles serem tratados.

O autônomo Ademar Joa- quim Domingues, 60 anos, por exemplo, ainda não sabe onde continuará o tratamento. Ele sofre de glaucoma e começou a tratar da doença em 2002, no setor especializ­ado localizado no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga. Foi atendido regularmen­te lá até outubro de 2015, quando o serviço foi fechado, durante a crise financeira da Santa Casa, mantenedor­a da unidade.

Depois, Domingues foi encaminhad­o até o ambulatóri­o de oftalmolog­ia da UBS Jaçanã, onde recomeçou o tratamento em março do ano passado. Mas os cuidados médicos foram interrompi­dos em maio deste ano. “Fiquei decepciona­do”, diz. Desde então, ele gasta cerca de R$ 100 por mês para comprar os colírios, pois não consegue mais os laudos para a retirada gratuita. Em outubro, Domingues passou por uma triagem na Mooca (zona leste), e espera a prefeitura indicar onde será atendido.

“É um absurdo fecharem um serviço que atendia a população”, diz o aposentado Marcos Lisboa, 67 anos.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? O autônomo Ademar Joaquim Domingues, 60 anos, mostra os colírios que usa para tratar um glaucoma; ele diz que, com o ambulatóri­o da UBS Jaçanã (zona norte) fechado, não consegue remédios gratuitos
Rubens Cavallari/Folhapress O autônomo Ademar Joaquim Domingues, 60 anos, mostra os colírios que usa para tratar um glaucoma; ele diz que, com o ambulatóri­o da UBS Jaçanã (zona norte) fechado, não consegue remédios gratuitos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil