Agora

Aluno de 8 anos desmaia de fome em escola

- (FSP)

Cruzeiro (DF) Um aluno de oito anos desmaiou de fome, na segunda-feira, em uma escola do Cruzeiro, no Distrito Federal. Ele é de uma família carente e, todos os dias, viaja 30 km (quase sempre sem comer) para estudar.

Ana Carolina Costa, professora do 2º ano fundamenta­l, diz que o menino estava chorando ao chegar, com a mão no peito, passando mal. “Levei para a direção. Por duas vezes ele apagou. Não reagia”, diz a professora.

A professora acionou o Samu e chamou os três irmãos do garoto, que também estudam na escola. Questionad­os, disseram que não tinham comido nada no dia anterior e que, de manhã, só tinham tomado mingau de fubá (fubá, água e sal).

“Quando a gente percebeu que era fome, eu saí de perto para chorar”, disse. Ana garante que mais estudantes passam fome em sua classe.

Diretor do sindicato dos professore­s do Distrito Federal, Samuel Fernandes diz que “a escola tinha de, no mínimo, oferecer uma refeição na entrada: arroz, feijão e frango, e um lanche à tarde.” Segundo ele, os alunos do período parcial recebem apenas um lanche, às 15h30.

Segundo Ana, a merenda “não é boa, é pouco nutritiva”. “O feijão é enlatado, com sódio. É uma carne que tem de ferver antes para tirar o sebo em cima.”

 ?? Reprodução ?? Fachada da Escola Classe 8, em Cruzeiro (DF), onde aluno desmaiou de fome na última segunda-feira; professora teve que acionar o Samu para socorrer o garoto
Reprodução Fachada da Escola Classe 8, em Cruzeiro (DF), onde aluno desmaiou de fome na última segunda-feira; professora teve que acionar o Samu para socorrer o garoto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil