Agora

Assembleia tira a cúpula do PMDB do Rio da cadeia

Os três deputados presos na quinta acabaram soltos ontem; caso deverá parar no Supremo

- (FSP)

A Assembleia Legislativ­a do Rio decidiu ontem revogar a prisão preventiva e o afastament­o do mandato do presidente da Casa, Jorge Picciani, e dos deputados Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, que foram para casa logo em seguida.

Albertassi é líder do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) na Casa.

O retorno dos deputados foi decidido por 39 votos a 19 e uma abstenção outros 11 deputados não registrara­m presença, entre eles Rafael Picciani (PMDB), filho do presidente da Alerj.

A decisão de devolver o mandato vai ser questionad­a pelo Ministério Público Federal, que pedirá o afastament­o dos três. Ao decidir pela prisão, o Tribunal Regional Federal considerou “auto- mática” a retirada temporária do mandato.

A decisão, porém, poderá ser anulada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Dois ministros disseram à reportagem que o julgamento que autorizou a Câmara e o Senado a revogarem a prisão de parlamenta­res federais não se aplica a deputados estaduais e vereadores.

Os três deputados da cúpula do PMDB-RJ se entregaram à Polícia Federal na quinta-feira logo após a decisão do TRF de prendê-los em flagrante. Eles foram al- vos da Operação Cadeia Velha, que investiga o pagamento de cerca de R$ 500 milhões a políticos por donos de empresas de ônibus.

Protestos

A votação foi marcada por protestos e violência do lado de fora da Assembleia.

O clima, que era de insatisfaç­ão, rapidament­e escalou para um confronto com a Polícia Militar, que respondeu com bombas e tiros de borracha quando um grupo tentou forçar as grades que cercavam a Assembleia.

 ?? Alexandre Cassiano/Agência O Globo ?? Deputados estaduais do Rio durante votação de ontem à tarde que livrou três parlamenta­res da cadeia; filho de presidente da Casa não foi votar pelo pai
Alexandre Cassiano/Agência O Globo Deputados estaduais do Rio durante votação de ontem à tarde que livrou três parlamenta­res da cadeia; filho de presidente da Casa não foi votar pelo pai
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil