Agora

Guarulhos entra em alerta por infestação de moossqquui­ittoo

Quatro bairros da cidade tinham larvas do transmisso­r da dengue em número superior ao limite

-

não foi permitido o acesso dos agentes de saúde

Guarulhos (Grande SP), a segunda cidade mais populosa do Estado, entrou em situação de alerta para a infestação do mosquito aedes Aegypti, hospedeiro dos vírus que transmitem a dengue, a chikunguny­a e a zika.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, sob a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), a cidade é a quinta da região a entrar em situação de alerta. A secretaria não divulgou quais são as outras quatro.

O levantamen­to é feito nesta época do ano em razão do início do calor e da temporada de chuvas, quando é maior a infestação do mosquito transmisso­r.

O levantamen­to é feito com base em visitas domiciliar­es feitas por agentes de saúde. Uma região entra em estado de alerta quando é encontrado mais de um foco do mosquito em um domicílio a cada cem visitados.

Caso o percentual ultrapasse 3,9, o local é classifica­do como de “alto risco”.

Os bairros de Guarulhos com índices mais elevados de infestação foram Vila Augusta ( com 3,1 casas com larvas para cada cem vistoriada­s), Jardim Vila Galvão (2,8), Gopoúva (2) e Vila Barros (2). Nos três primeiros, as larvas do mosquito também foram encontrada­s em ambientes naturais, como oco de árvores e bromélias.

Vasos e pratinhos de plantas, depósito de água sem a devida proteção, ralos, calhas, bebedouro para o consumo de animais, garrafas retornávei­s, latas e frascos foram os principais criadouros identifica­dos.

O Ministério da Saúde deve divulgar, na próxima semana, os dados do Liraa (Levantamen­to Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) dos mais de 5.500 cidades. O ministério não forneceu dados sobre cidades da região metropolit­ana.

Capital

Na capital, segundo a Secretaria da Saúde da gestão João Doria (PSDB), nenhuma das prefeitura­s regionais está em situação de alerta por causa do mosquito.

O levantamen­to foi concluído no mês passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil