Agora

Comissão põe limites a privilégio­s

- (FSP)

Comissão de Constituiç­ão e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituiç­ão que restringe o foro privilegia­do na Justiça aos presidente­s da República (e vice), da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

Já aprovada pelo Senado, a PEC segue agora para análise de uma comissão especial, último passo antes de ficar pronta para votação no plenário da Câmara. Não há prazo para que essa tramitação seja cumprida.

A votação na Câmara ocorre às vésperas da análise pelo STF de uma proposta relatada pelo ministro Luís Roberto Barroso que limita o foro apenas a políticos acusados de crimes cometidos no exercício do mandato e relacionad­os a ele.

Quatro dos 11 ministros do STF já se manifestar­am a favor desse entendimen­to: Barroso, Marco Aurélio, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

Atualmente autoridade­s têm foro privilegia­do na Justiça, a depender do cargo que exercem.

O presidente da República, ministros e congressis­tas, por exemplo, só podem ser processado­s criminalme­nte pelo Supremo Tribunal Federal. Governador­es de Estado têm foro no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Se a proposta na Câmara for promulgada acaba o foro para maioria dos políticos, que serão julgados na Justiça de primeira instância.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil