Agora

Atentado em mesquita no Egito mata ao menos 235

Uma bomba explodiu dentro do tempo e 40 terrorista­s passaram a atirar contra pessoas que tentavam fugir

- (FSP)

A explosão de uma bomba seguida de um ataque a tiros contra uma mesquita no norte do Egito deixou pelo menos 235 mortos e mais de 125 feridos ontem.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o ataque aconteceu na mesquita de Al-Rawdah em Bir al-Abed, que fica a 70 quilômetro­s de El Arish, capital do Sinai egípcio e próxima da fronteira do país com Israel e com a Faixa de Gaza.

A imprensa local disse que a bomba explodiu dentro da mesquita no fim das orações de sexta-feira. Enquanto as pessoas fugiam, cerca de 40 homens armados, e que estavam jipes, começaram a disparar contra a multidão.

Segundo o jornal americano “The New York Times”, ao menos um homem-bomba esteve envolvido no ataque.

O ataque foi considerad­o como o mais letal da história moderna do Egito.

A mesquita é do sufismo, uma vertente mística do islamismo que não é aceita por grupos extremista­s.

Até a noite de ontem ninguém havia assumido a autoria do ataque, mas nos últimos três anos a região do Sinai tem sido palco de confronto entre as forças de segurança do governo e militantes do Estado Islâmico, que miram cristãos.

Reação

Horas depois do atentado, as Forças Armadas do Egito começaram a fazer ataques aéreos a locais ligados aos extremista­s nas montanhas ao redor de Bir al-Abed.

“As Forças Armadas e a polícia vão vingar nossos mártires e restaurar a segurança e a estabilida­de com a maior força”, disse o presidente Abdel Fattah el-Sisi na televisão egípcia. “O que está acontecend­o é uma tentativa de nos impedir nos nossos esforços na guerra contra o terrorismo.”

O atentado foi um dia após o Egito iniciar três dias de testes em uma abertura na passagem da fronteira com a Faixa de Gaza.

 ?? Stringer/AFP ?? Pessoas caminham entre os corpos em mesquita próxima da fronteira do Egito com Israel e a Faixa de Gaza; ataque é o mais letal da história moderna do país
Stringer/AFP Pessoas caminham entre os corpos em mesquita próxima da fronteira do Egito com Israel e a Faixa de Gaza; ataque é o mais letal da história moderna do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil