Agora

“Mônica Toy” é a menina dos olhos do desenhista

- (VM)

Cheio de projetos e com uma disposição incomum para seus improvávei­s 82 anos, Mauricio de Sousa garante que continuará tentando colocá-los em prática enquanto estiver vivo. “Sou teimoso”, diz, aos risos, referindo-se aos vários “nãos” que enfrentou até conseguir viver dos seus desenhos.

Um desses projetos é seu perfil oficial no Instagram (@mauricioar­aujosousa), com quase 100 mil seguidores. “Adoro, pois uma das minhas alegrias é a fotografia.” Ele garante que não tem ninguém para responder por ele nas redes sociais. “Sou eu mesmo, nas minhas madrugadas”, diz.

Mas a menina dos olhos do pai da turma é a série “Mônica Toy”, com breves historinha­s ao estilo toyart, que faz suces- de visualizaç­ões atingiu a série em seu canal no YouTube, só no primeiro semestre de 2017 de visualizaç­ões pelo mundo a cada mês tem “Mônica Toy”, por países como Rússia, México, EUA e Bulgária contratos de licenciame­nto, em 13 setores da economia, geram quase 3.000 itens com os personagen­s do cartunista países nestes anos todos já receberam esses produtos so enorme em seu canal no YouTube (www.youtube.com/ turmadamon­icatv). Sem diálogos e bem-humoradas, as animações são um fenômeno internacio­nal (veja números acima). “O que fazemos com a ‘Mônica Toy’ já esnoba em termos de números tudo o que há no YouTube. Tudo indica que sou um dos maiores.”

Após selecionar o elenco in- fantil de carne e osso que viverá a Turma da Mônica nos cinemas, em filme que deve estrear em junho, ele adianta que vai escolher adolescent­es para filmar a sequência.

Enquanto isso, o cartunista, que acaba de voltar do Japão, divulga uma cartilha que criou para ajudar os filhos dos estrangeir­os que vão trabalhar no país. “Os pais chegam lá, entram nas fábricas, trabalham feito loucos, e a criança, sem falar a língua, entra na escola japonesa e é taxada de autista. A situação fica dramática. Então, encampei essa briga e comecei a fazer a cartilha por minha conta. E o governo de lá olhou com chance de encampar o projeto. Não consegui nunca que o daqui fizesse qualquer coisa.”

 ?? Ronny Santos/Folhapress ??
Ronny Santos/Folhapress
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil