Agora

Em posição

Para evitar desgaste físico e reduzir risco de lesões em acidente, motorista deve adotar postura ao volante

- (Andrea Carvalho)

Acomodar-se confortave­lmente no banco é uma regra básica para o motorista. Além de tornar o trajeto de carro mais agradável, vai deixá-lo muito mais seguro. Para os profission­ais da praça, que passam horas seguidas ao volante, esse cuidado é ainda mais importante.

Conforto não significa colocar o encosto do banco muito reclinado, um hábito que elevar o risco de lesão grave em caso de acidente.

“A postura adequada é a que oferece conforto, reduz o desgaste físico e permite maior eficiência do cinto de segurança e do airbag caso sejam necessário­s”, afirma Alessandro Rubio, coordenado­r técnico do Cesvi/Mapfre (Centro de Experiment­ação e Segurança Viária).

O motorista também deve adotar uma postura que permita o melhor controle do volante e dos pedais. “Mantenha braços e pernas levemente flexionado­s. Uma boa referência é esticar o braço colocando o punho sobre a parte superior do volante”, explica Rubio.

A coluna deve estar bem apoiada no assento e é importante segurar o volante com as duas mãos. O ideal é segurar nas extremidad­es horizontai­s da peça.

“Desta maneira, o motorista tem melhor controle de veículo, principalm­ente caso seja necessário uma manobra brusca”, destaca o instrutor de autoescola Márcio Gratival.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil