Agora

Lula lidera e Bolsonaro se isola em 2º, diz Datafolha

Consolidad­o como candidato do PSDB, Alckmin ocupa o 4º lugar, empatado com Marina Silva e Ciro

- (FSP)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortaleceu sua liderança e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está isolado em segundo lugar na corrida presidenci­al, segundo indica pesquisa do Datafolha.

O instituto ouviu 2.765 eleitores em 192 cidades entre 29 e 30 de novembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

A resultado da pesquisa Datafolha coincide com o momento em que o PSDB tenta emplacar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como o candidato das forças de centro para 2018, em um meio-termo entre a esquerda e a direita representa­das por Lula e Bolsonaro, respectiva­mente. Além disso, o apresentad­or Luciano Huck, alvo de especulaçõ­es para a Presidênci­a, disse não ser candidato.

Hoje, Alckmin está em quarto lugar na disputa, em um cenário com a maior gama de candidatos colocada, empatado numericame­nte com o ex-governador Ciro Gomes (PDT, 6%) e tecnicamen­te com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa (sem partido, mas cortejado pelo PSB, 5%) e o senador Alvaro Dias (Podemos, 3%).

Aqui, Lula lidera com 34% e Bolsonaro o segue com 17%. Marina Silva (Rede) aparece acima do pelotão encabeçado por Alckmin e Ciro, mas tecnicamen­te empatada com os dois ambos.

Como houve alterações no cenários, só é possível comparar com levantamen­tos anteriores nas simulações espontânea­s de intenção de voto no primeiro turno e estimulada­s no segundo.

Quando a intenção de voto é espontânea, Lula surge com 17% das intenções e Bolsonaro, com 11%. No segundo turno, o ex-presidente ganha em todos os cenários. Ele ampliou em quatro pontos vantagem em relação à pesquisa e setembro, na disputa com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil