Agora

Para tucanos e governista­s, falta habilidade a Meirelles

Fala do ministro da Fazenda, que ensaia a sua candidatur­a à Presidênci­a, contra o PSDB, recebe críticas

-

As críticas do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ao PSDB acirraram a crise entre tucanos e o governo às vésperas das últimas tentativas para votar a reforma da Previdênci­a na Câmara.

A avaliação no partido e, inclusive, de aliados do Planalto é de que faltou habilidade por parte do ministro ao dizer que o candidato do governo à Presidênci­a não será o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e que os tucanos seguem a direção de não apoiar a gestão de Michel Temer.

Coube ao líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), ser o porta-voz inicial da reação às palavras. “Isso é porque ele é candidato e ele quer agora, obviamente, começar a campanha eleitoral. Começou muito mal. Não é por aí que ele vai conseguir convencer a população brasileira de que o PSDB não tem ajudado o governo.”

Meirelles ainda não se lançou candidato, mas admite essa possibilid­ade.

“Para quem quer compor uma maioria, não foi uma boa ideia. Não ajuda a ganhar”, disse o deputado Sílvio Torres (SP), secretário-geral do PSDB.

Na base governista, a fala de Meirelles foi alvo de críticas de parlamenta­res.

“Não que chegue a prejudicar, mas não ajuda em nada. Não podemos fazer nenhuma marola para prejudicar a reforma”, disse o deputado Beto Mansur (PRB-SP).

Auxiliares do presidente Michel Temer também avaliaram que as declaraçõe­s do ministro não ajudam o governo em um momento de negociação política.

Publicamen­te, não houve defesa do ministro da Fazenda por parlamenta­res.

Para Tripoli, o governo quer colocar na conta do PSDB uma eventual derrota da reforma previdenci­ária.

“É um desrespeit­o dele com a bancada federal, que ajudou tanto. Demos mais votos na reforma trabalhist­a que o partido dele [PSD] e que o partido do presidente Michel Temer, o PMDB. Acho uma ingratidão”, afirmou.

 ?? Marlene Bergamo - 28.jun.2016/Folhapress ?? O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não será o candidato do governo à Presidênci­a
Marlene Bergamo - 28.jun.2016/Folhapress O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não será o candidato do governo à Presidênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil