Agora

Estudantes são dispensado­s mais cedo por furto de ffiiooss

Escola estadual do Grajaú, na zona sul, ficou sem energia por uma semana após ladrões levarem cabos

-

O furto de cabos elétricos fez com que alunos da escola estadual Alexandre Ansaldo Mozzilli, localizada no Grajaú (zona sul de SP), ficassem uma semana com aulas no escuro e em horário reduzido. Isso porque, na sextafeira anterior, dia 1º, ladrões tinham furtado a fiação externa da escola —não foi informado quantos metros de cabos foram levados.

Sem eletricida­de, as aulas de sexta-feira passada e da segunda-feira foram canceladas. Entre terça-feira e ontem, o período de aulas foi reduzido em duas horas: os alunos da manhã entraram às 8h e saíram às 10h30, enquanto os que estudam à tarde entraram às 13h e foram dispensado­s às 15h30 —a unidade não funciona no período noturno.

“A gente faz o que pode para não prejudicar os alunos, mas o governo parece não estar tão preocupado assim”, criticou uma funcionári­a, na manhã de ontem, ao garantir que o reparo foi solicitado no próprio dia 1º. “Reduzimos o período porque as salas de aula estão meio escuras e não queremos forçar os olhos das crianças, isso pode dar algum problema de vista.”

Pai de um estudante, Dênis Oliveira, 30 anos, deixou de trabalhar ontem à tarde para levar e buscar o filho de 7 anos. “É uma pouca vergonha ficar uma semana assim”, desabafou ele —que, por acaso, é eletricist­a. “Não sei quantos metros de cabos foram furtados, mas geralmente os ladrões só levam a fiação externa. Eu diria que em menos de um dia eu conseguiri­a colocar esses cabos e religar a eletricida­de.”

O porteiro Márcio Roberto Alves da Silva Conceição, 35 anos, também levou o filho de 7 anos à escola ontem. “Acredito que, para uma escola ou hospital, esse problema tinha de ser resolvido com urgência”, opinou.

A eletricida­de foi religada ao final da tarde de ontem.

Furtos de cabos são problemas frequentes em escolas. A seis quilômetro­s dali, no mês passado, a escola estadual Professora Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza também foi alvo desse tipo de crime e ficou sem aulas por duas semanas.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? Cartaz informa que furto provoca mudança no horário das aulas na escola Alexandre Ansaldo Mozzili, no Grajaú (zona sul); ladrões levaram fiação elétrica do colégio e os reparos foram realizados na tarde ontem
Ronny Santos/Folhapress Cartaz informa que furto provoca mudança no horário das aulas na escola Alexandre Ansaldo Mozzili, no Grajaú (zona sul); ladrões levaram fiação elétrica do colégio e os reparos foram realizados na tarde ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil