Agora

Guerrero pega um ano de gancho e fica fora da Copa

Fifa anuncia punição de centroavan­te do Flamengo por doping, mas o peruano pode recorrer da decisão

- (UOL)

Rio A Fifa anunciou que Paolo Guerrero, 33 anos, foi suspenso por um ano por doping. Assim, o centroavan­te do Flamengo e da seleção peruana não está elegível para jogar a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, entre junho e julho, bem como qualquer partida até 3 de novembro do ano que vem, correndo risco de não mais defender as cores do clube carioca.

“Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado, mesmo com a FIFA reconhecen­do que ele não faz uso de cocaína. Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça”, afirmou Bichara Neto, representa­nte do jogador.

A defesa de Guerrero vai recorrer ao Tribunal de Apelações da Fifa e, se a pena for mantida, à CAS (Corte Arbitral do Esporte). A direção rubronegra vê maior chance de reverter a pena na CAS.

O contrato do peruano com o Flamengo vai até 10 de agosto de 2018 e, se a suspensão for mantida, a tendência é que o jogador não defenda mais o time.

Teste antidoping realizado por Guerrero após jogo contra a Argentina, válido pelas eliminatór­ias, em 5 de outubro, denunciou a presença de benzoilecg­onina, metabólito presente na cocaína. A contraprov­a também deu positiva, o que fez com que ele fosse acusado de descumprir o regulament­o da Fifa.

A suspensão de Guerrero vale a partir do dia 3 de novembro de 2017, data em que teve início a punição.

O peruano já ficou fora das últimas sete partidas do Brasileiro, da semifinal da Copa Sul-Americana e da repescagem contra a Nova Zelândia.

A estratégia da defesa era mostrar contaminaç­ão cruzada com folhas de coca por meio de chá antigripal ingerido pelo camisa 9, mas o argumento não funcionou. Com a condenação, Guerrero poderia pegar até quatro anos de gancho.

 ?? Ueslei Marcelino - 17.nov.15/Reuters ?? O atacante Paolo Guerrero lamenta chance perdida pela seleção peruana em partida contra o Brasil pelas eliminatór­ias da Copa; suspensão o tira do Mundial
Ueslei Marcelino - 17.nov.15/Reuters O atacante Paolo Guerrero lamenta chance perdida pela seleção peruana em partida contra o Brasil pelas eliminatór­ias da Copa; suspensão o tira do Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil