Agora

Pior unidade, no Grajaú, ficou 15 dias sem energia elétrica

- (FSP)

“É zoado”, resume um professor sobre a Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, que teve o pior desempenho em 2016 entre as estaduais da capital paulista no Enem.

Ali, no Grajaú (zona sul), onde quase metade (47%) da população só estudou até o ensino fundamenta­l, segundo a última pesquisa DNA Paulistano, é comum o uso de drogas entre os alunos, e o índice de evasão é alto, dizem os professore­s.

“Aqui a gente trabalha mais como um administra­dor de conflitos. O problema social é maior que qualquer coisa”, resume um professor que prefere não se identifica­r. “Você trabalha mais como pai que como professor.”

“Eu dou mais conselho do que aula”, concorda outro.

Professore­s e alunos dizem que precisam levar papel higiênico de casa e que não tem tinta na impressora.

Em novembro, um furto de cabos deixou a escola sem energia elétrica por 15 dias, o que afetou a distribuiç­ão de água, segundo reportagem publicada pelo Agora.

Só 6% dos alunos do 9º ano têm aprendizad­o considerad­o adequado em português e matemática, segundo a Prova Brasil 2015. A nota do Ideb de 2015 foi de 2,9 (numa escala que vai de 0 a 10).

O diretor da escola, Antônio Teixeira Neto, reconhece que faltava tinta para impressão, mas desde que assumiu a di- reção, em junho, diz ter resolvidos as pendências e que não falta papel higiênico.

A escola terá ensino integral a partir do ano que vem, o que deve melhorar os índices, diz. “Nós temos melhorado. No Idesp do ano passado, a escola avançou. Estamos mudando a equipe, comprometi­dos a melhorar.”

 ?? Rubens Cavallari - 24.nov.2017/Folhapress ?? A Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, no Grajaú, na zona sul; unidade teve o pior desempenho entre as estaduais da capital no Enem
Rubens Cavallari - 24.nov.2017/Folhapress A Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, no Grajaú, na zona sul; unidade teve o pior desempenho entre as estaduais da capital no Enem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil