Agora

Ceia de Natal fica menos salgada

- (LSA)

O brasileiro vai gastar menos nos principais ingredient­es usados na ceia de Natal neste ano. Segundo levantamen­to feito pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV, a cesta de produtos que compõem o jantar natalino ficou 7,68% mais barata entre janeiro e dezembro. A variação foi bem menor que a inflação geral, verificada pelo IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor-10), que registra alta de 3,24% no ano.

Entre os produtos que tiverem a maior queda de preço estão as frutas (-13,86%), a farinha de trigo (-12,83%), o bacalhau (-12,31%) e o arroz (-11,25%). Outros itens, por outro lado, subiram mais do que a inflação registrada no período, como o lombo suíno (6,58%), a cebola (5,60%) e o vinho (5,11%).

“Em 2017, o clima favoreceu a agricultur­a. Com o aumento da oferta de alimentos, os preços recuaram e de- volveram parte do aumento registrado em 2016”, explica o economista André Braz, responsáve­l pela pesquisa.

A compra de presentes também deve pesar menos do bolso do consumidor neste Natal. A lista dos principais itens escolhidos para presentear família e amigos nessa época tem variação média de apenas 0,67%. Um dos favoritos, o aparelho celular, acumulada queda de 6,57% neste ano. Frutas Farinha de trigo Bacalhau Arroz Batata-inglesa Frango inteiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil