Agora

Morre cardeal acusado de acobertar abusos infantis

Bernard Law, cuja história foi retratada no filme ‘Spotlight’, tornou-se símbolo de escândalos na Igreja

- (Agências)

O cardeal Bernard Law, exarcebisp­o de Boston que se tornou símbolo dos escândalos de abuso sexual que afetaram a Igreja Católica no mundo todo, morreu ontem, aos 86 anos.

Law, cuja renúncia em 2002 chocou a Igreja e trouxe à tona casos de abuso, estava vivendo em Roma e sofrendo com problemas de saúde nos últimos anos.

O Vaticano não revelou a causa da morte do cardeal, mas fontes próximas a Law, que morreu em um hospital de Roma, entretanto, disseram ontem que ele estava sofrendo com complicaçõ­es de diabetes, insuficiên­cia hepática e com o acúmulo de fluídos ao redor do coração.

Renúncia

Law foi arcebispo de Bos- ton, nos EUA, por 18 anos até que o papa João Paulo 2º —que em 1984 o indicara para comandar uma das arquidioce­ses mais importante­s e ricas dos Estados Unidos— acabou aceitando sua renúncia no dia 13 de dezembro de 2002, após um ano conturbado para a história da Igreja Católica.

Uma sucessão de histórias devastador­as publicadas pela equipe Spotlight do jornal “Boston Globe” mostrou como padres que tinham abusado sexualment­e de crianças eram transferid­os de paróquias em paróquias por anos durante o mandato de Law, sem que paroquiano­s ou autoridade­s judiciais fossem informados.

A renúncia chocou a Igreja Católica norte-americana e deu início a um efeito dominó por todo mundo, uma vez que as técnicas de encobrimen­to usadas em Boston também eram utilizadas em muitos outros países.

Inicialmen­te Law negou participaç­ão no caso, pediu desculpas e anunciou reformas para evitar que o problema voltasse a acontecer, mas novos registros mostraram que ele sabia da transferên­cia e dos abusos e não tomou providênci­as para ajudar as vítimas, aumentando os pedidos por sua saída do cargo.

“É minha prece fervorosa de que essa ação possa ajudar a arquidioce­se de Boston a vivenciar a cura, reconcilia­ção e união que são tão desesperad­amente necessária­s”, disse o arcebispo, na época da sua renúncia. “A todos aqueles que sofreram com minhas falhas e erros, eu peço desculpas e imploro por perdão.”

No cinema

A história de como o jornal revelou o escândalo em uma cidade onde poucos queriam contrariar a politicame­nte poderosa Igreja Católica foi registrada no filme de 2015 “Spotlight - Segredos Revelados”, que ganhou o Oscar de melhor filme.

 ?? Andrew Medichin - 12.mar.2013/AP ?? O cardeal Bernard Law, ex-arcebispo de Boston, renunciou após sucessão de histórias publicadas pela equipe Spotlight do jornal “Boston Globe”, dos EUA
Andrew Medichin - 12.mar.2013/AP O cardeal Bernard Law, ex-arcebispo de Boston, renunciou após sucessão de histórias publicadas pela equipe Spotlight do jornal “Boston Globe”, dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil