Agora

Maluf começa a cumprir pena em prisão de BBrraassíí­lliiaa

Ex-prefeito, preso desde quarta-feira, foi transferid­o. Ele fez exame médico exigido por juiz

- (FSP e UOL)

Brasília O deputado e exprefeito Paulo Maluf (PP-SP), 86 anos, começou ontem a cumprir pena na penitenciá­ria da Papuda, em Brasília. Ele estava preso na Polícia Federal de São Paulo, na Lapa (zona oeste), desde 4ª feira.

Maluf foi condenado sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia, o deputado ocultou dinheiro desviado da construção da avenida Água Espraiada (av. Roberto Marinho) enquanto era prefeito de São Paulo (1993 a 1996).

Ontem, o parlamenta­r deixou a Superinten­dência da PF de São Paulo e desembarco­u na capital federal por volta das 16h. Escoltado por policiais federais, seguiu direto para o Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito. Por volta das 18h, foi para a Papuda, apoiado em uma muleta e caminhando devagar. O deputado não quis falar com jornalista­s.

O juiz da Vara de Execução Penal Bruno Aielo Macacari determinou que a equipe médica da Papuda lhe encaminhas­se ainda ontem laudo provisório “lastreado na do- cumentação apresentad­a pela defesa” de Maluf, segundo quem o ex-prefeito está com a saúde debilitada.

A defesa de Maluf pede que a Justiça o autorize a cumprir a pena em prisão domiciliar.

O juiz determinou a entrega do parecer definitivo até terça-feira. Caso o juiz espere para decidir após a análise médica final, Maluf passará ao menos o Natal na Papuda.

De acordo com informaçõe­s da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do DF, a cela em que Maluf deve ficar é coletiva, tem aproximada­mente 30 metros quadrados e tem capacidade para abrigar até dez internos. O local possui camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário. A secretaria não informou quantos presos já estão na cela.

Natal em casa

A defesa de Maluf acredita que o ex-prefeito pode passar o Natal em casa. “Minha expectativ­a é que, fazendo o laudo [no IML], o juiz decida sobre a domiciliar. Minha expectativ­a é que ele decida ainda antes do Natal”, disse o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, um dos defensores do deputado. Para a defesa, enquanto Maluf não consegue a prisão domiciliar, a ida para Brasília é uma “decisão positiva”, pois ele terá melhores condições na Papuda do que as oferecidas na PF.

 ?? Sergio Lima/AFP ?? O deputado e ex-prefeito Paulo Maluf (PP) ao deixar o Instituto Médico Legal de Brasília, onde passou por exames, para ser levado à Papuda; defesa espera que ele seja liberado antes do feriado de Natal
Sergio Lima/AFP O deputado e ex-prefeito Paulo Maluf (PP) ao deixar o Instituto Médico Legal de Brasília, onde passou por exames, para ser levado à Papuda; defesa espera que ele seja liberado antes do feriado de Natal
 ?? Silva Júnior/UOL ??
Silva Júnior/UOL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil