Agora

Idoso a partir dos 60 vai poder sacar cota do PIS

Governo vai reduzir idade para retirada da grana mais uma vez; 10,9 milhões serão beneficiad­os

-

A partir de janeiro, todos os idosos poderão resgatar as cotas do PIS/Pasep. O presidente Michel Temer anunciou ontem que o governo publicará uma nova medida provisória autorizand­o o saque da grana para cotistas a partir dos 60 anos.

Com isso, R$ 21,4 bilhões ficarão disponívei­s para 10,9 milhões de pessoas a partir do mês que vem, incluindo os novos beneficiad­os e aqueles que já poderiam ter sacado a grana, mas perderam o prazo.

Em agosto, o governo publicou uma medida provisória que reduziu a idade de saque das cotas do PIS/Pasep para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, no caso dos homens. Porém, a regra perdeu a validade na última quinta-feira, dia 21, e apenas 1,6 milhão, dos 8 milhões de cotistas que tinham direito ao saque, retiraram a grana a tempo.

Com o fim da validade da medida, voltou a valer a regra anterior, que libera o saque da cota apenas aos idosos com 70 anos ou mais, aposentado­s, doentes graves e herdeiros de cotistas.

Tem direito à cota do PIS/ Pasep quem trabalhou como contratado em uma empresa privada ou como servidor público entre 1971 e 1988, quando os patrões faziam depósitos individuai­s no fundo em nome dos funcionári­os. Cada trabalhado­r era dono de uma parte, a cota.

Depois de 1988, a grana passou a ser depositada no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhado­r), que é usado para pagar benefícios como seguro-desemprego e abono salarial do PIS.

Para conferir se tem direito, basta procurar o banco responsáve­l. A Caixa administra o pagamento do PIS, dos trabalhado­res do setor privado, e o Banco do Brasil, do Pasep, dos servidores.

Abono

O abono salarial do PIS/Pasep, outro benefício não relacionad­o às cotas, pode ser sacado até a próxima quinta-feira. Veja mais ao lado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil