Agora

Juros do rotativo caem e do parcelado sobem

- (UOL)

Os juros do rotativo do cartão de crédito tiveram uma forte queda em novembro, em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado. Na comparação com outubro, os juros também caíram. Em média, os juros do rotativo caíram de 494,8% para 333,8% ao ano na comparação anual. Em outubro, a taxa estava em 338% ao ano.

Para quem pagou o cartão na modalidade parcelada, porém, os juros foram de 168,5% ao ano em novembro, alta em relação a outubro (167%) e também em relação ao mesmo mês do ano passado (155,4%). Os dados foram divulgados ontem pelo Banco Central.

Desde 3 de abril, o consumidor só pode usar o rotativo do cartão por, no máximo, 30 dias. Após esse período, o banco deve apresentar uma proposta mais vantajosa para o cliente, como o crédito parcelado, no qual você define o número de prestações na hora da aquisição. Nesse caso, os juros são mais baixos que no rotativo, mas ainda assim muito altos.

Antes, se o consumidor não pagava o valor total da fatura, a dívida era jogada para o mês seguinte, por meio do chamado crédito rotativo. Isso acontecia mês a mês, sucessivam­ente, com a cobrança de juros sobre juros, transforma­ndo a dívida numa bola de neve. Esses são números médios e podem variar para cada situação específica, porque os bancos oferecem taxas diferentes de acordo com o plano contratado pelo cliente e a relação entre eles (quem tem mais dinheiro no banco paga menos taxas).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil