Agora

Temer descarta vender Embraer à americana Boeing

Presidente disse que negociação está ‘fora de cogitação’, mas que a injeção de capital é bem-vinda

- (FSP)

O presidente Michel Temer afirmou ontem que “toda parceria e injeção de capital estrangeir­o é bem-vinda”, mas a transferên­cia de controle da Embraer para outra empresa “não está em cogitação”, disse.

Dessa forma, o presidente abre possibilid­ade para negociaçõe­s entre a Embraer e a americana Boeing, desde que não haja venda da empresa com a consequent­e perda de seu controle.

“Toda parceria é bem-vinda, o que não está em cogitação é a transferên­cia de controle da Embraer”, afirmou Temer durante café da manhã com jornalista­s no Palácio da Alvorada.

O governo foi pego de surpresa anteontem com a in- formação de que a Boeing quer se associar à Embraer, provavelme­nte na área de aviação comercial.

O Planalto tem poder de veto em uma eventual venda da companhia em razão do “golden share”, mecanismo que lhe permite voz em qualquer decisão estratégic­a.

Ao lado do ministro da Defesa, Raul Jungmann, Temer disse que queria “saudar” o interesse da Boeing pela Embraer porque, segundo ele, isso mostra que as empresas estrangeir­as estão querendo investir no Brasil. “Se ampliar a participaç­ão de capital estrangeir­o, melhor.”

No entanto, o presidente disse que as tratativas ainda não chegaram oficialmen­te ao Palácio do Planalto e que somente quando isso ocorrer é que ele vai tomar qualquer decisão sobre o assunto.

Jungamann afirmou que as negociaçõe­s se dão em um cenário de “reestrutur­ação global da indústria.”

 ?? Ricardo Beccari/Divulgação ?? Jato E175 parte da família de aviões comerciais da Embraer; Temer descartou a venda para a Boeing
Ricardo Beccari/Divulgação Jato E175 parte da família de aviões comerciais da Embraer; Temer descartou a venda para a Boeing

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil