Agora

Exposições trazem presépios de vários países a São Paulo

Obras usam de madeira e argila a palha e sucata para representa­r o nascimento de Jesus

-

O Natal transformo­u a cidade de São Paulo em um verdadeiro polo de exposição de presépios. São pelo menos cinco locais na capital onde é possível ver dezenas de representa­ções do nascimento de Jesus Cristo segundo a tradição católica, vindas de vários países. Há exposições abertas até janeiro.

Um dos destaques é a exposição de 30 presépios no Convento São Francisco, no largo São Francisco, no centro da capital. Os conjuntos são originário­s de diversos países e feitos dos mais diferentes materiais, da argila A sucata. Um dos pontos altos é uma reprodução vinda de Assis, na Itália. A obra, com 43 peças, é feita em argila e resina e retrata, além do nascimento de Jesus, a Assis da época em que são Francisco viveu, entre os anos 1.182 e 1.226. Foi o santo quem criou o primeiro presépio (leia texto abaixo).

“Demorei 30 dias para montar toda a exposição. É um trabalho muito minucioso e delicado, que dá uma satisfação enorme”, afirmou o artista plástico Rafael Barreto Herrera, 58 anos. Há dois anos ele mantém uma parceria com os franciscan­os para elaborar a mostra, que está em sua 28ª edição. As peças vieram da sede da ordem, em Guaratingu­etá (187 km de São Paulo), onde ficam armazenada­s.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, na Luz (região central), concentra duas exposições. Uma delas é a “Esperança”, que reúne 24 presépios de diferentes origens, procedênci­as, épocas, materiais e estilos, montados a partir de peças do acervo do museu. Para criá-los, foram convidadas 24 pessoas de diferentes profissões, incluindo jornalista­s, arquitetos e designers de interiores.

Paralelame­nte a esta exposição, há também a mostra “Os Artesãos e seus Presépios”, sendo 21 obras elaboradas por 15 artesãos, manufatura­das em materiais desde palha de milho até os tradiciona­is barro e madeira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil