Agora

Confira o que fazer se atrasou o financiame­nto

Procurar o banco para negociar é a melhor solução para tentar não perder o carro ou até a casa própria

-

Atrasar o pagamento de uma parcela do financiame­nto do carro ou da casa própria pode fazer com que o consumidor perca o bem, além de ficar com o nome sujo. Segundo a Fecomercio­SP (federação do comércio de SP), das 2,109 milhões de famílias paulistana­s que tinham dívidas em setembro, 12,2% eram de financiame­nto da casa própria e 10,9% do carro.

Para Ricardo Teixeira, coordenado­r do MBA em Gestão Financeira da FGV (Fundação Getulio Vargas), o ideal é que o consumidor evite chegar na inadimplên­cia para negociar. “Ser direto com a instituiçã­o e explicar as dificuldad­es é a melhor saída, pois o que interessa a ela é receber o dinheiro.”

Segundo o especialis­ta, é importante o consumidor se manter firme e só aceitar acordos que possa pagar.

No caso do financiame­nto do carro, se não houver acordo, a recomendaç­ão é tentar vender o veículo para quitar a dívida ou trocar o carro por outro de valor menor, para ficar com um financiame­nto mais barato.

O advogado de defesa do consumidor Dori Boucault explica que, a partir de um dia de atraso na prestação de financiame­ntos automotivo­s, os bancos e as financeira­s já podem abrir um procedimen­to para busca e apreensão do veículo. O especialis­ta explica que uma lei de 2014 endureceu as regras nesses casos. “Antes, o processo para perder o bem poderia levar mais de um ano; agora, é muito rápido”, explica ele.

No caso dos financiame­ntos imobiliári­os, o mutuário precisa ficar mais atento, pois o banco pode ir atrás do imóvel após três parcelas em aberto. Se atrasar, o mutuário pode pedir a incorporaç­ão das prestações no contrato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil