Agora

Aposentado aguarda grana de recurso

Segurado não recebeu os atrasados desde o dia em que agendou o benefício por conta de um erro do INSS

-

O aposentado Wilson Yoshinaga, 62 anos, tenta há dois anos receber os atrasados de sua aposentado­ria. Ele deu entrada no benefício por tempo de contribuiç­ão no dia em que completou 60 anos, em 18 de dezembro de 2015, mas recebeu a aposentado­ria a partir de junho do ano seguinte. “Entrei com recurso e ainda nada.”

Yoshinaga pediu o benefício pela regra 85/95. A confusão começou quando foi atendido na APS (Agência da Previdênci­a Social) de Ermelino Matarazzo (zona leste).

No dia do atendiment­o, o sistema do Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) estava fora do ar e um servidor fez o cálculo do tempo de contribuiç­ão do segurado na mão; o benefício foi negado. Yoshinaga não concordou e foi agendada uma nova data, na semana seguinte, quando a aposentado­ria mais vantajosa foi concedida. O que o sur- preendeu o segurado foi o INSS considerar como data inicial o dia em que o benefício foi calculado pelo 85/95, enquanto deveria ter sido o dia em que ele agendou pela primeira vez.

“É uma diferença de seis meses de aposentado­ria. O dinheiro é meu direito.” O segurado aguarda resposta do INSS sobre seu pagamento desde janeiro deste ano, quando compareceu a uma audiência na Turma de Recursos do instituto.

O INSS em São Paulo informou que o recurso do segurado foi deferido. Segundo o instituto, ele deverá comparecer à APS Ermelino Matarazzo, das 14h às 16h30. O órgão disse que enviou carta com a resposta do recurso.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ??
Ronny Santos/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil