Agora

Igreja Católica fica dividida sob o papado de Francisco

Sem romper com visão do Vaticano, tem relaxado dogmas e tornado catolicism­o cada vez mais laico

- (FSP)

O papa Francisco irá entrar o quinto ano de seu pontificad­o lidando com o que muitos acreditam ser a maior crise do catolicism­o desde que um grupo conservado­r dissidente foi expulso da Igreja Católica em 1988.

O motivo não é muito diferente daquele que levou o então arcebispo francês Marcel Lefebvre a ser excomungad­o por criar bispos sem permissão: o embate entre visões tradiciona­listas da fé e o mundo moderno.

Francisco não representa nenhuma ruptura de visões como a crítica ao controle de natalidade ou ao casamento gay, como muitos ativistas progressis­tas gostam de crer.

O que o argentino Jorge Mario Bergoglio vem fazendo em seu papado é estimular um relaxament­o de visões dogmáticas de questões como a possibilid­ade de divorciado­s tomarem a comunhão. Opõe-se à ideia de uma igreja menor e mais coesa, defendida pelo seu antecessor Bento 16.

E busca combater a burocracia do Vaticano, personific­ada pela Cúria Romana.

“O esforço em reformar o clero e dar poder a laicos gera resistênci­a. Ele denuncia o clericalis­mo”, diz o especialis­ta em Vaticano Thomas Reese, do Religion News Service. Jesuíta como Francisco, o americano não esconde sua admiração pelo papa. “Sua mensagem de compaixão ressoa no mundo todo”, afirma, explicando a boa imagem que Francisco trouxe à igreja após os anos introverti­dos de Bento 16.

É um conflito com muitas etapas. Com poucos meses no cargo, Francisco proibiu uma ordem franciscan­a de rezar missas em latim, algo desencoraj­ado após o Concílio Vaticano 2º, iniciado por João 23 em 1961 e que “abriu as janelas da igreja para o mundo”, como dizia o então pontífice —aliás, feito santo por Francisco no mesmo dia que João Paulo 2º, o conservado­r que antecedeu Bento 16.

Formou uma comissão de cardeais para reformar procedimen­tos da Cúria, prometeu escrutinar as finanças do Banco Vaticano, declarou que a igreja tinha de amar os homossexua­is, rejeitou os paramentos medievais que Bento 16 usava ostensivam­ente e foi morar num quartinho da hospedaria Casa Santa Marta, longe do refinament­o do apartament­o papal.

 ?? Fotos Majdi Mohammed/AP ?? Fiel acende vela na Igreja da Natividade, em Belém, na noite de ontem; em sua mensagem, papa Francisco pediu paz nos conflitos e libertação de sequestrad­os
Fotos Majdi Mohammed/AP Fiel acende vela na Igreja da Natividade, em Belém, na noite de ontem; em sua mensagem, papa Francisco pediu paz nos conflitos e libertação de sequestrad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil