Agora

Caciques terão reeleição difícil

Líderes do Senado, como Renan, Eunício, Marta, Gleisi e Aécio enfrentam acusações e falta de recursos

- (FSP)

Com o encerramen­to dos mandatos de dois terços dos senadores, os principais caciques do Senado vão às urnas em 2018 em um cenário adverso: terão de explicar ao eleitor as acusações das quais são alvo, propor saídas para a crise política e enfrentar menor disponibil­idade de recursos para financiame­nto de suas campanhas.

Dos 54 senadores cujos mandatos chegam ao fim, 21 respondem a investigaç­ões no STF em ações da Lava Jato ou desdobrame­ntos.

Neste quadro, estão nomes de destaque na Casa como Renan Calheiros (MDB-AL), Romero Jucá (MDB-RR), Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente Eunício Oliveira (MDBCE). Será a primeira eleição geral após o STF ter proibido o financiame­nto empresaria­l, em 2015, e depois de a classe política ter sido atingida pela Lava Jato.

Segundo colocado na corrida presidenci­al em 2014, Aécio agora enfrenta dificuldad­es para firmar sua candidatur­a à reeleição.

O mineiro enfrentou forte desgaste em 2017 após ter sido gravado pelo empresário e delator Joesley Batista. Foi denunciado pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção passiva e afastado duas vezes do mandato.

Réu no STF por crime de peculato e alvo de inquéritos na Lava Jato, Renan passou a cuidar de sua reeleição desde o início de 2017. Ele se dis- tanciou de Michel Temer e passou a fazer oposição a medidas como as reformas trabalhist­a e da Previdênci­a.

Outro cacique investigad­o é o líder do governo Romero Jucá. Ele tem controle sobre a política de Roraima e não deve enfrentar dificuldad­es.

A Lava Jato coloca em risco ainda candidatur­as como a da senadora Marta Suplicy (MDB-SP), mencionada nas delações da JBS e da Odebrecht. A senadora enfrentará dificuldad­e com seu tradiciona­l eleitorado petista, na Grande São Paulo. Ela trocou em 2015 o PT pelo MDB.

Outro senador por São Paulo, o tucano Aloysio Nunes, também terá uma reeleição apertada. Ministro das Relações Exteriores, afirmou via assessoria que pretende deixar o cargo em abril para se candidatar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil