Agora

Morador deve tirar aparelhos da tomada antes de vviiaajjaa­rr

Registros de água também precisam ser fechados. Síndico tem o direito de arrombar porta em urgências

-

Temporada de final de ano é hora de preparar as malas e cair na estrada. O morador de condomínio precisa, porém, tomar alguns cuidados para evitar que a volta vire uma dor de cabeça.

Um dos problemas mais recorrente­s é a perda de aparelhos eletrônico­s, que sofrem com as descargas dos raios vindos com as chuvas.

“O princípio básico é tirar todos os equipament­os das tomadas, e preferenci­almente desligar o disjuntor do apartament­o. Inclusive o do chuveiro, que é 220 volts. Só a geladeira que não dá para desligar”, diz Marco Dal Maso, diretor de negócios imobiliári­os da AABIC (Associação das Administra­doras de Bens Imóveis e Condomínio­s).

O registro de água também deve ser fechado, pois um vazamento pode causar problemas não só para o dono do apartament­o como para os vizinhos. Foi o que aconteceu com a bancária Camila Guerra, 37 anos, moradora da Mooca (zona leste).

“Certa vez eu viajei, e teve um vazamento no apartament­o do andar de cima. Veio água pela escadaria e invadiu meu apartament­o. Por sorte não estragou nada”, disse Camila. “Hoje, quando viajo, sempre fecho o registro”, completa.

Mesmo com o morador ausente, uma situação de emergência não impede que o síndico entre no apartament­o. “O síndico poderá entrar para evitar um desastre, como nos casos de incêndio, vazamento de gás ou vazamento de água, que poderá acarretar um prejuízo a todos os moradores do condomínio”, afirma a advogada Valéria Semeraro, da Semeraro Advogados.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? A bancária Camila Guerra, 37 anos, da Mooca; água invadiu seu apartament­o
Rubens Cavallari/Folhapress A bancária Camila Guerra, 37 anos, da Mooca; água invadiu seu apartament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil