Agora

Weverton mantém tradição de ppeeggaadd­oorreess

Historicam­ente, o Verdão sempre teve goleiros que decidiam jogos importante­s na marca da cal

-

Recém-contratado junto ao Atlético-PR, o goleiro Weverton, 30 anos, chega ao clube para reforçar a tradição do Palmeiras de contar com bons pegadores de pênalti. O ex-atleticano vai começar agora sua trajetória, mas já traz toda uma bagagem construída no Atlético-PR.

No Furacão, ele participou de cinco decisões de pênalti e venceu quatro delas (veja abaixo as principais).

Na temporada 2018, Weverton vai brigar por posição com Fernando Prass e Jailson. E com várias competiçõe­s mata-mata, como Libertador­es e Copa do Brasil pela frente, provavelme­nte terá chance para brilhar diante da marca da cal.

O goleiro ex-Furacão pode, inclusive, inspirar-se em outros nomes do Palmeiras.

Um dos primeiros a se notabiliza­r por ser pegador de pênaltis no Verdão surgiu na década de 1970. Trata-se de Emerson Leão. Um caso emblemátic­o do ex-jogador ocorreu com o árbitro Dulcí- dio Wanderley Boschilia.

Em outubro de 1974, Leão defendeu dois pênaltis seguidos de Enéas, da Portuguesa, e o juiz mandou voltar, alegando que Leão se adiantara. Na terceira cobrança, o penal foi convertido. Onze meses depois, um episódio semelhante: Leão defendeu três penais de Ruço, do Corinthian­s, e Dulcídio mandou voltar todas. Na quarta vez, Cláudio é quem foi para a cobrança e fez.

Virou até santo

São Marcos é, sem dúvida, o mais lembrado. As histórias mais famosas foram contra o Corinthian­s na Libertador­es 1999 e 2000. O ex-goleiro parou o ídolo alvinegro Marcelinho Carioca e tornou-se santo para os palmeirens­es.

O eterno camisa 12 defendeu, ao todo, 36 cobranças entre os anos de 1996 (data da primeira defesa) e 2010.

Mais recentemen­te e ainda no elenco, vem Prass, que promete acirrar a disputa com Weverton. O goleiro, 39 anos, também venceu disputa sobre o Timão, na semifinal do Paulista 2015, e, no mesmo ano, faturou a Copa do Brasil diante do Santos. Além de pegar uma cobrança, ele próprio bateu e converteu outra, assegurand­o a taça. Ao todo, Prass defendeu 12 pênaltis pelo clube.

 ?? Martin Bernetti - 20.ago.16/AFP ?? O goleiro Weverton salta para defender a quinta cobrança alemã nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio; defesa abriu caminho para Neymar converter seu gol e garantir o ouro inédito para o Brasil no futebol
Martin Bernetti - 20.ago.16/AFP O goleiro Weverton salta para defender a quinta cobrança alemã nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio; defesa abriu caminho para Neymar converter seu gol e garantir o ouro inédito para o Brasil no futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil