Agora

Laudo médico diz que Maluf pode ficar em penitenciá­ria

Documento diz que deputado poderá ficar na Papuda desde que tenha acompanham­ento

- (FSP)

Brasília Um laudo assinado por dois médicos legistas encaminhad­o à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal ontem indica que não há empecilho para que o deputado Paulo Maluf (PP-SP), 86 anos, cumpra pena na penitenciá­ria da Papuda, onde está desde sexta-feira, contanto que tenha acompanham­ento adequado.

O juiz Bruno Macacari, responsáve­l pela execução da pena de Maluf, elaborou quatro perguntas aos peritos. À questão “O sentenciad­o exige cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabeleci­mento penal?”, os médicos respondera­m: “Não. Todavia, deverá ter acompanham­ento ambulatori­al es- pecializad­o”.

O laudo afirma que Maluf sofre de doença grave e permanente. Para o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a perícia “vem corroborar o que a defesa vem afirmando no sentido de que o deputado Paulo Maluf está, sim, acometido de doenças graves e permanente­s, no caso, a recidiva de câncer de próstata e alterações degenerati­vas na coluna lombar, com necessidad­e de cuidados especiais”.

“Ainda assim, os médicos peritos acabaram não analisando o que é ainda mais grave, a doença cardíaca”, disse Kakay, em nota.

Maluf foi condenado em maio pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 7 anos, 9 meses e 10 dias por crimes de lavagem de dinheiro (leia mais abaixo).

“A defesa segue convicta de que uma negativa da prisão domiciliar fatalmente impõe graves prejuízos à saúde do parlamenta­r, além de significar sofrimento desnecessá­rio e desproporc­ional a um cidadão de 86 anos de idade, em claro ataque à dignidade da pessoa humana”, afirmou Kakay.

Laudo

O laudo dos médicos legistas Hildeci Rezende e Gustavo Neves afirma que, “apesar de [Maluf] apresentar-se clinicamen­te bem no presente momento, existe a possibilid­ade de deterioraç­ão progressiv­a e até mesmo rápida do quadro clínico a depender do comportame­nto evolutivo do câncer de próstata”.

 ?? Renato Costa - 22.dez.2017/Folhapress ?? O deputado Paulo Maluf, 86 anos, deixa o IML do Distrito Federal após fazer exame de corpo de delito
Renato Costa - 22.dez.2017/Folhapress O deputado Paulo Maluf, 86 anos, deixa o IML do Distrito Federal após fazer exame de corpo de delito
 ?? Marcus Leoni-13.mai.2017/Folhapress ??
Marcus Leoni-13.mai.2017/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil