Agora

Entrega de estação da linha 4 do metrô é adiada de nnoovvoo

Parada Mackenzie, prevista para ser aberta este mês, agora é prometida para janeiro de 2018

- (FSP)

A abertura da estação Mackenzie-Higienópol­is, da linha 4-amarela do Metrô de São Paulo, foi novamente adiada. A entrega, de acordo com a última previsão da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), estava agendada para este mês. O consórcio TCLinha 4-Amarela, responsáve­l pelas obras, formado pelas empresas Tiisa e Comsa, adiou a entrega da estação para janeiro de 2018.

Segundo o Metrô, já foi iniciado processo para aplicação de multa ao consórcio pelo atraso na entrega da estação. O valor das multas pode chegar a R$ 17 milhões.

O plano inicial era que toda a linha, que liga o centro à região oeste da cidade, estivesse pronta em 2014. Ini- cialmente planejadas para 2008, as seis estações da primeira etapa da obra da linha 4-amarela só ficaram prontas entre 2010 e 2011.

A segunda fase teve início em 2012, com previsão de encerramen­to em 2014. Em 2015, as obras ainda se arrastavam e a gestão Geraldo Alckmin rompeu o contrato com o consórcio Isolux Corsán-Corviam, responsáve­l pela construção na época, alegando atraso.

Em 2016, o consórcio TCLinha 4-Amarela venceu uma licitação e retomou as obras. O prazo para término das obras, inicialmen­te fixado em 2018, foi esticado para 2019 —o contrato inclui as estações Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

No ano passado, o presidente da ViaQuatro, que administra a linha 4-amarela, Harald Zwetkoff, disse que o Estado tem uma dívida com a empresa que já supera R$ 500 milhões em razão de atrasos do poder público para entregar estações. Quando a linha estiver totalmente finalizada terá extensão de 12,8 km e 11 estações.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? Operários trabalham na obra da estação Mackenzie-Higienópol­is da linha 4 do metrô; entrega foi adiada mais uma vez, e novo prazo do governo é janeiro
Ronny Santos/Folhapress Operários trabalham na obra da estação Mackenzie-Higienópol­is da linha 4 do metrô; entrega foi adiada mais uma vez, e novo prazo do governo é janeiro
 ?? Marcio Ribeiro/Agência O Globo ??
Marcio Ribeiro/Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil