Agora

Das 118 promessas de Doria, 6622 eessttããoo ttrraavvaa­ddaass após 1 ano

Dos compromiss­os feitos pelo tucano antes de assumir o cargo, 53% estão lentos ou parados

- (FSP)

Mais da metade das promessas feitas pelo prefeito João Doria (PSDB) ainda está longe de sua conclusão e somente 11 delas podem ser considerad­as concluídas. É o que mostra levantamen­to com base em 118 compromiss­os assumidos por ele durante a campanha eleitoral e no governo de transição, em 2016, ano em que o empresário derrotou ainda no primeiro turno os adversário­s —entre eles, o então prefeito Fernando Haddad (PT)— e assumiu a cidade pregando eficácia na gestão.

Dentro dos 118 compromiss­os, 11 (9%) foram concluídos, outros 45 (38%) estão em andamento, 29 (25%) estão em ritmo lento de implementa­ção e 33 estão parados (28%).

Para classifica­r a execução dos compromiss­os, a reportagem aponta como “concluídos” aqueles em que o prefeito finalizou integralme­nte a ação. Por exemplo, nos três primeiros meses do ano, a Secretaria da Saúde limpou a fila de 485,3 mil exames represados na rede municipal. A promessa de aumentar a velocidade nas marginais foi cumprida nos primeiros dias do mandato.

Em “andamento” estão as iniciativa­s que começaram e foram parcialmen­te entregues, caso da reforma de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da desocupaçã­o de prédios invadidos.

Avanço tímido

São considerad­as em ritmo “lento” aquelas que dependem de discussões que ainda estão em estágio inicial ou indicam avanço tímido em comparação com a meta final. É o caso da meta de fazer 30 piscinões. Neste ano, foram inaugurado­s dois reservatór­ios desses na cidade (um deles, embora operado pelo município, foi construído pelo governo estadual).

A intenção de acabar com as pichações teve até um impacto inicial, quando foi criada uma multa para infratores, mas basta olhar para prédios e muros para constatar que as inscrições continuam se proliferan­do.

Já as considerad­as “paradas” são aquelas promessas que mal saíram do papel ou foram abandonada­s. A prefeitura desistiu, por exemplo, de fazer faixas exclusivas para motos e manteve paralisada­s obras dos CEUs (Centros Educaciona­is Unificados).

Por levar em conta as promessas de campanha ou aquelas antes de assumir, nem tudo o que está no levantamen­to consta do programa de metas da prefeitura, obrigatóri­o por lei e divulgado em julho. Corujão da Saúde as velocidade­s nas marginais Tietê e Pinheiros o nome das subprefeit­uras para prefeitura­s regionais o trânsito de carros no viaduto 9 de Julho a av. Paulista aberta para lazer aos domingos

reequipar e ampliar UBSs (unidades básicas de saúde) escolas em tempo integral a frota de ônibus mais abrigos para moradores de rua prédios históricos Pacientes esperam exames do Corujão Centro Temporário de Acolhiment­o da Vila Mariana (zona sul) o endereço do Ceagesp

apontos de wi-fi

espaços isolados para manifestaç­ões

o programa Ruas 24 Horas, com eventos abertos de madrugada

o(Centros Educaciona­is Unificados)

 ??  ?? sanitários públicos o autódromo de Interlagos pichação na cidade
sanitários públicos o autódromo de Interlagos pichação na cidade
 ??  ?? internação compulsóri­a para dependente­s químicos número de CEUs
internação compulsóri­a para dependente­s químicos número de CEUs
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil