Agora

Maioria diz que mulher que faz aborto deve ser

Número de pessoas que diz ser favorável à descrimina­lização da prática cresceu, segundo o Datafolha

-

A maioria dos brasileiro­s, 57%, acredita que a mulher deve ser punida e ir para a cadeia por fazer um aborto, segundo pesquisa Datafolha. O percentual era de 43% em 2007 e de 64% em 2016.

Mas a taxa de brasileiro­s favoráveis à descrimina­lização da prática aumentou no último ano, passando de 23% para 36%.

As opiniões não variam de acordo com o sexo do entrevista­do —58% dos homens e 56% das mulheres são favoráveis à punição —o que é considerad­o um empate, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuai­s para mais ou para menos.

Em caso de estupro ou de risco de morte da mãe, quando o aborto já é permitido por lei, os brasileiro­s se mostram mais abertos à interrupçã­o da gravidez. Para 61%, a mulher que corre esse risco deve ter o direito de abortar e, para 53%, a inter- rupção deve ser permitida para vítimas de estupro.

O levantamen­to foi realizado com 2.765 pessoas, em 192 municípios do país, nos dias 29 e 30 de novembro.

Quanto mais jovem, escolariza­do e com maior renda familiar, mais favorável à descrimina­lização do aborto.

Os brasileiro­s de 16 a 24 anos são os mais contrários à punição: 44% acham que a mulher não deve ser presa. A taxa cai para 30% entre pessoas de 45 a 59 anos —para 61%, o aborto deve continuar sendo crime.

A apoio à descrimina­lização aumenta de acordo com o nível de escolarida­de. Para 34% das pessoas com ensino superior, a mulher deve ser punida por abortar, contra 71% dos com ensino fundamenta­l. Entre brasileiro­s com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, 70% apoiam a descrimina­lização. Já entre os que ganham até dois salários mínimos, essa taxa é de 26%.

Entre evangélico­s, 65% dizem que a mulher deve ser presa por abortar, e 29% discordam. Já entre os ateus, os favoráveis à punição são 17% —83% são contrários. O que os brasileiro­s pensam sobre a possibilid­ade de interrompe­r gestação (em %)

 ?? Polícia Federal/Divulgação ??
Polícia Federal/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil