Agora

Golpes contra aposentado­s aumentam durante a crise

As denúncias de ações para tirar grana dos beneficiár­ios do INSS cresceram quase 30% entre 2016 e 2017

-

Em época de crise, o número de golpes contra os aposentado­s tem crescido. De acordo com dados Secretaria de Previdênci­a, do Ministério da Fazenda, houve uma alta de quase 30% nas denúncias de fraudes na Ouvidoria-Geral neste ano, na comparação com 2016.

No ano passado inteiro, foram 947 denúncias. Dados atualizado­s até 26 de dezembro de 2017 mostram que houve 1.222 denúncias na ouvidoria.

A Previdênci­a alerta que nem sempre o número de denúncias correspond­e à realidade, já que, em muitos casos, os beneficiár­ios do INSS que sofreram golpes não denunciam os casos ao órgão e procuram diretament­e a polícia ou vão à Justiça.

Os golpes são de diversos tipos e os mais comuns estão ligados ao oferecimen­to de falsas revisões.

Segundo o advogado Rômulo Saraiva, a principal dica ao aposentado que recebe um carta de associação oferecendo uma revisão em troca de pagamento adiantado é ir até o local indicado na correspond­ência. “Se for uma associação séria, terá sede, terá associados e oferecerá benefícios a seus associados. O que a gente costuma ver são escritório­s que se fazem passar por associaçõe­s e acabam levando dinheiro dos aposentado­s.”

Um outro fato que costuma chamar muito a atenção, demonstran­do que pode se tratar de golpe, é quando se pede dinheiro adiantado. Em geral, os advogados recebem valores ao final de ação de revisão, quando há vitória. No início da ação, se houver cobrança, é de valor baixo. Quando se pedem valores altos, como adiantamen­to, é para desconfiar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil