Agora

Filha de delator do mensalão é a nova ministra de Temer

Deputada Cristiane Brasil assumirá pasta do Trabalho; seu pai, Roberto Jefferson, é presidente do PTB

- (FSP)

O presidente Michel Temer entregou ontem o comando do Ministério do Trabalho à filha de um dos principais responsáve­is pela revelação do escândalo do mensalão, Roberto Jefferson.

A decisão foi uma recompensa ao presidente nacional do PTB por ele ter sido o articulado­r do fechamento de questão da sigla pela reforma previdenci­ária, iniciativa que prevê punição aos deputados que não votarem favoravelm­ente à proposta.

O nome da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) foi oficializa­do pelo Planalto após anúncio feito pelo pai dela, que se reuniu com Temer no Palácio do Jaburu.

Com olhos marejados e pausas dramáticas, ele disse que a escolha representa um “resgate” à sua imagem após o escândalo político no qual foi condenado e preso.

“É o orgulho e uma emoção que me dá. É o resgate, sabe querida, é o resgate. Fico satisfeito”, afirmou.

Após a revelação do mensalão, Jefferson teve o mandato cassado e foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por receber R$ 4,5 milhões do chamado “valeriodut­o” Ele cumpriu mais de um ano em regime fechado, e depois conseguiu que o Supremo Tribunal Federal perdoasse o restante da pena.

A indicação não agradou parte da bancada do partido. O deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) chegou a ser escolhido para comandar a pasta, mas teve o nome vetado pelo ex-presidente José Sarney (MDB), que nega, contudo, o veto.

Para virar ministra, Cristiane abriu mão de ser candidata no próximo ano —o pai vai deve se candidatar.

Como deputada, ela causou polêmica em 2015 ao ter proposto um código de vestimenta para banir minissaias e decotes mais ousados dos corredores e salões da Câmara dos Deputados. A iniciativa não foi levada adiante.

 ?? Divulgação/PTB ?? Como deputada federal, Cristiane Brasil tentou barrar minissaias e decotes mais ousados na Câmara; com o novo cargo, ela abriu mão de tentar reeleição
Divulgação/PTB Como deputada federal, Cristiane Brasil tentou barrar minissaias e decotes mais ousados na Câmara; com o novo cargo, ela abriu mão de tentar reeleição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil