Agora

PF cria grupo de trabalho contra notícias falsas

- (FSP)

A direção-geral da Polícia Federal vai instalar nos próximos dias em Brasília um grupo de trabalho em conjunto com outros órgãos federais para discutir meios de coibir as “fake news” (textos falsos publicados como notícias verdadeira­s em redes sociais e em aplicativo­s de mensagens) durante as eleições deste ano.

O grupo, formado por um delegado, um agente e um perito criminal federal, deverá trabalhar com técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e da PGR (Procurador­ia Geral da República).

Em uma reunião realizada no dia 20 de dezembro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, que assumirá a presidênci­a do TSE em 6 de fevereiro, pediu ao diretor-geral da PF, Fernando Segovia, e ao viceprocur­ador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, que uma força-tarefa enfrente o problema.

A Polícia Federal pretende apresentar a ideia de elaboração de uma nova legislação específica sobre o assunto, a ser debatida no grupo de trabalho conjunto. A sugestão poderia ser enviada ao Congresso antes das eleições, para que a lei seja aplicada no pleito deste ano.

O chefe da Dicor (Diretoria de Investigaç­ão e Combate ao Crime Organizado) da PF, Eugenio Coutinho Ricas, disse que a lei “tipificari­a condutas criminais para dizer o que pode ou não ser feito”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil