Agora

Oprah Winfrey considera a Presidênci­a dos EUA em 2020

Apresentad­ora de TV e empresária avalia se candidatar pelo Partido Democrata, segundo amigos

- (FSP)

Depois de ser aplaudida de pé em um discurso de tom altamente político na cerimônia do Globo de Ouro, anteontem, a apresentad­ora de TV Oprah Winfrey virou o assunto do dia na imprensa americana ao virem a público informaçõe­s de que ela pensa em concorrer à Presidênci­a em 2020.

“Cabe ao povo decidir”, afirmou sobre a possível candidatur­a Stedman Graham, marido de Oprah, ao “Los Angeles Times”. “Ela com certeza o faria.”

Segundo a CNN, dois amigos de Oprah confirmara­m que ela vem pensando seriamente na hipótese há vários meses, mas que não tomou nenhuma decisão a respeito.

Não é propriamen­te uma novidade: o nome de Oprah, que fez campanha para Hillary Clinton em 2016 e era notória apoiadora do expresiden­te Barack Obama, está há meses na lista de potenciais presidenci­áveis.

Mas as especulaçõ­es ganharam fôlego com o sucesso do discurso de Oprah, que citou a ativista dos direitos civis Rosa Parks, afirmou que a imprensa está sob ataque enquanto “tentamos navegar por esses tempos complicado­s” e celebrou o movimento #MeToo (eu também), pelo qual vieram à tona centenas de denúncias.

Uma das principais homenagead­as em seu discurso foi Recy Taylor, mulher negra estuprada por seis homens quando tinha 24 anos, no Alabama, em 1944.

Os criminosos, brancos, nunca foram a julgamento. O caso foi um dos precursore­s do movimento por direitos civis nos EUA.

Perfil

Oprah Winfrey, 63 anos, é uma das celebridad­es mais populares dos EUA. Apresentad­ora de um programa de TV por 25 anos, ela virou um ícone do movimento negro e a primeira afro-americana a se tornar bilionária no país.

Depois de encerrar seu programa vespertino, em 2011, lançou seu próprio canal de TV e foi agraciada com a mais alta honraria concedida a civis no país, a Medalha da Liberdade. O vestido que usou em seu último programa é exibido com destaque no Museu de História Afro-Americana.

Após o furor causado por seu discurso, a CNN chegou a exibir ontem um quadro das “semelhança­s entre Trump e Oprah”, destacando o percurso de ambos na televisão e o sucesso nos negócios.

Mas há mais diferenças. Enquanto Trump é acusado de assediar mulheres, Oprah afirma ter sido violentada quando criança, durante sua infância pobre na área rural do Mississipp­i.

 ?? Lucy Nicholson/Reuters ?? A apresentad­ora Oprah Winfrey em discurso na cerimônia do Globo de Ouro, quando foi aplaudida
Lucy Nicholson/Reuters A apresentad­ora Oprah Winfrey em discurso na cerimônia do Globo de Ouro, quando foi aplaudida
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil