Agora

Tiroteios matam 18 em Acapulco e Los Cabos

- (Agências)

Dois dos principais destinos turísticos do México, Acapulco e Los Cabos tiveram no fim de semana uma sequência de tiroteios entre as forças de segurança e grupos armados que deixaram ao menos 18 mortos.

Na zona rural da primeira cidade, um grupo de milicianos que se opõem à instalação de uma usina hidrelétri­ca na região atacou, na madrugada de domingo, habitantes da vila de La Concepción, que faziam uma festa. Oito pessoas foram mortas pelos paramilita­res, disse o porta-voz da Secretaria de Segurança de Guerrero. Horas depois, policiais e soldados do Exército foram enviados à vila, onde foram recebidos a tiros pelo grupo.

O tiroteio terminou com três milicianos mortos. As autoridade­s prenderam mais 30 integrante­s do grupo armado, incluindo seu líder, e apreendera­m maconha e sete armas de uso exclusivo das Forças Armadas mexicanas.

Guerrero, onde ficam Acapulco e os balneários de Ixtapa e Zihuatanej­o, é local de violência das milícias e dos cartéis do tráfico de drogas. O Estado é um dos principais produtores de maconha e de papoula, usada para fabricação de heroína.

Nas últimas semanas, porém, o número de homicídios cresceu. No final de dezembro um turista americano foi morto por uma quadrilha, assim como dois aspirantes a se candidatar­em às prefeitura­s de dois municípios do interior.

Já em San José del Cabo, sete pessoas morreram em um confronto entre soldados da Marinha, que faziam uma operação contra o crime organizado, e integrante­s de cartéis de drogas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil