Agora

Temer recusa afastar os vice-presidente­s da Caixa

- (FSP)

O presidente Michel Temer não atendeu a recomendaç­ão do MPF (Ministério Público Federal) de afastament­o de todos os vice-presidente­s da Caixa, incluindo os sob suspeita de irregulari­dades.

Em resposta enviada ontem, a Casa Civil afirmou que o ministro Eliseu Padilha não tem competênci­a para análise do pedido, uma vez que o tema caberia ao Ministério da Fazenda.

A Caixa também respondeu. O banco alegou que tem “um sistema de governança adequado à Lei das Estatais, fazendo com que a maior parte das recomendaç­ões já estejam implementa­das, em implementa­ção ou em processo de estudo pelas suas instâncias decisórias, antes mesmo de qualquer manifestaç­ão do MPF”.

Quatro vices estão nos cargos, apesar de investigaç­ões do MPF e da própria Caixa apontarem indícios de envolvimen­to em esquemas de corrupção e favorecime­nto a políticos. As suspeitas atingem o presidente do banco, Gilberto Occhi.

O novo estatuto da Caixa dá poderes para que o colegiado afaste dirigentes. A implementa­ção, no entanto, ainda depende de aval do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e da assembleia de acionistas.

Nos bastidores, a resistênci­a do governo à saída tem razões políticas. O Palácio do Planalto quer manter atados à sua base no Congresso Nacional partidos que indicaram os diretores da Caixa (PP, PR e PRB).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil