Agora

Vacciinaçç­ão em fffarrrmác­cciiiass pode até parar na Justiça

Medida foi autorizada pelo governo em dezembro, mas é alvo de questionam­entos de entidades médicas

- (FSP)

Brasília Recém-autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a possibilid­ade de que farmácias e drogarias comerciali­zem e apliquem vacinas tem gerado polêmica entre entidades de saúde. A discussão pode ir parar na Justiça.

Até então, a oferta desses serviços só era permitida no SUS, por meio de hospitais e unidades de saúde, e em clínicas de vacinação privadas.

Na últimas semanas, porém, a agência decidiu estender a possibilid­ade desse aval também para farmácias e drogarias. A medida faz parte das novas regras para funcioname­nto de serviços de vacinação, publicadas no “Diário Oficial da União”‘ no dia 26 de dezembro de 2017.

Entidades que representa­m médicos e clínicas privadas têm reagido contra a ampliação da vacinação para esses locais, alegando que não possuem estrutura.

Para Sidnei Ferreira, diretor do CFM (Conselho Federal de Medicina), a ausência de médicos expõe pacientes a risco e pode dificultar o assistênci­a nos casos de eventos adversos à vacina. “Não estamos reivindica­ndo que tenha médico na farmácia. O que não queremos é que a farmácia aplique vacinas. Quem decide sobre o atendiment­o em caso de evento adverso é o médico, que é o único capacitado para isso”, afirma.

Segundo ele, a autarquia planeja marcar reunião com a Anvisa neste mês para pedir que a norma seja revista. Em nota, o CFM informa que poderá “tomar as medidas judiciais cabíveis caso a situação irregular se mantenha”.

Outras entidades, como a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s), também reagiram negativame­nte. “O que preocupa é que as regras não estão especifica­das. Em um país como o nosso, podem ser interpreta­das de diversas maneiras”, afirma Isabella Ballalai, da Sbim.

Para Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, a polêmica é “desnecessá­ria”. “Já existem diretrizes bem definidas para aplicação de vacinas, e eventos adversos são raros”, diz ele.

 ?? Moacyr Lopes Junior - 16.dez.15/Folhapress ?? Receita e medicament­o expostos em balcão de farmácia na zona sul de São Paulo; Anvisa autorizou vacinação nesses locais, mas entidades criticam medida
Moacyr Lopes Junior - 16.dez.15/Folhapress Receita e medicament­o expostos em balcão de farmácia na zona sul de São Paulo; Anvisa autorizou vacinação nesses locais, mas entidades criticam medida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil