Agora

Sítios devem alertar convidados

- (RS)

A Prefeitura de Mairiporã (Grande São Paulo) orientou proprietár­ios de sítios e chácaras usados para festas e eventos a alertar convidados sobre a febre amarela. Os donos devem recomendar que todos tomem a vacina pelo menos dez dias antes da data marcada no convite.

O alerta aos visitantes é necessário porque, entre 13 de dezembro e 11 de janeiro, foram notificado­s 33 casos suspeitos de febre amarela, com 11 mortes suspeitas, em moradores de Mairiporã.

Segundo a prefeitura, são 70 espaços oficiais (usados exclusivam­ente para festas, como casamentos e aniversári­os) e 120 informais (de uso particular, mas que também são alugados para grupos passarem o fim de semana, por exemplo).

A gerente do sítio Balboa, Rosana Rezende, 56 anos, disse que já se adiantou à orientação da prefeitura e, desde o fim do ano passado, já pede aos noivos avisarem aos convidados sobre a importânci­a da vacina.

“Não temos muito o que fazer a não ser orientar as pessoas, pois elas vêm de fora e não sabem dos riscos.”

Repelente

Já os moradores, além de tomarem a vacina, também estão usando repelente para se proteger do mosquito haemagogus, que transmite a febre amarela. Nas farmácias da cidade, a procura pelo produto aumentou 40% desde o fim do ano.

A cuidadora Marcela Patrícia dos Santos, 39 anos, foi anteontem comprar um repelente para a filha, que está grávida de seis meses e não foi autorizada a tomar a vacina. “Todos nós estamos preocupado­s. Temos que nos proteger”, disse.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Repelentes em prateleira de farmácia em Mairiporã (Grande SP); município está em alerta após 33 casos suspeitos de febre amarela, 11 deles com mortes
Rubens Cavallari/Folhapress Repelentes em prateleira de farmácia em Mairiporã (Grande SP); município está em alerta após 33 casos suspeitos de febre amarela, 11 deles com mortes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil