Agora

Espera por vacina em posto de saúde na Penha chega a 4 horas

- (GY)

Cerca de mil pessoas procuraram ontem a unidade do Hospital Dia Rede Hora Certa da Penha (zona leste de SP), em busca da vacinação contra a febre amarela. De acordo com moradores locais, a fila se iniciou na madrugada e, pela manhã, a espera média era de quatro horas —às 16h30, o prazo tinha caído para duas horas e meia, segundo um funcionári­o.

“Moro em uma região onde há muito mato e lá a vacinação não começou. Não quero correr riscos e, por isso, vim para cá”, contou o auxiliar administra­tivo Gabriel Garcia, 47 anos, morador de Itaquaquec­etuba (Grande SP), que tinha a senha de número 874. “O governo diz que o risco de contrair a doença está só em determinad­as regiões, mas não acredito. Essa doença é perigosa e mata muito rápido.”

Com viagem marcada amanhã para Ubatuba (226 km de SP), a dona de casa Magda Mendes Conceição, 41 anos, chegou à unidade perto das 17h com o marido, o professor Manoel Messias Conceição Júnior, 36 anos. “Disseram que não estamos em grupo de risco e, por isso, temos que pegar receita em uma AMA [Assistênci­a Médica Laboratori­al] para conseguir a vacina”, contou a mulher.

“Fico indignada com o desencontr­o de informaçõe­s. Em cada lugar há um procedimen­to diferente”, prosseguiu Magda. “Em Guarulhos, minha amiga não precisou de receita, só do RG. Inclusive, vamos para lá?”, perguntou ela ao marido, antes de ambos se retirarem da fila —ainda sem a garantia de conseguire­m a vacina.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? Pacientes aguardam na fila da Rede Hora Certa da Penha para conseguir se vacinar contra febre amarela; espera para atendiment­o chegou a 4 horas
Ronny Santos/Folhapress Pacientes aguardam na fila da Rede Hora Certa da Penha para conseguir se vacinar contra febre amarela; espera para atendiment­o chegou a 4 horas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil