Agora

Rio confirma a primeira morte por febre amarela neste ano

- (EV)

Rio A SES (Secretaria de Estado de Saúde) do Rio de Janeiro confirmou ontem a primeira morte por febre amarela no Estado neste ano. A vítima foi um morador de Teresópoli­s, na região serrana. Um outro paciente, da cidade de Valença, está internado, mas a secretaria não informou seu estado de saúde.

Os dois casos foram confirmado­s após exames laboratori­ais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz, anteontem, segundo a pasta.

A secretaria também informa que a cobertura da vacina em Teresópoli­s e Valença é superior a 80%. “A SES já disponibil­izou doses suficiente­s para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeitura­s que intensifiq­uem a vacinação, especialme­nte nas áreas de mata”, diz a nota.

Desde julho do ano passado, 92 cidades do Estado foram incluídas na área de recomendaç­ão da vacina e a campanha de vacinação per- manece. De acordo com a secretaria carioca, foram diagnostic­ados 27 casos de febre amarela no Estado em 2017, com nove mortes.

“A secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendan­do a vacinação contra a febre amarela principalm­ente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais, áreas de risco para a doença”, diz a pasta.

A campanha de vacinação fracionada no Rio será de 19 de fevereiro a 9 de março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil