Agora

Quatro igrejas do Chile são atacadas a bomba

- (FSP)

Quatro igrejas católicas foram atacadas com bombas caseiras ontem em Santiago, a três dias da chegada do papa Francisco ao Chile. Um quinto artefato foi encontrado antes de detonar.

O primeiro dos ataques com artefatos incendiári­os na cidade ontem ocorreu na comuna de Estação Central e atingiu a paróquia Santa Isabel da Hungria, onde foi encontrado um panfleto com uma mensagem contra o pontífice: “Papa Francisco, as próximas bombas serão na sua batina”.

Ninguém ficou ferido nos ataques, que causaram danos pequenos. As demais igrejas afetadas se encontrava­m nas regiões de Recoleta, Peñalolén e Villa Portales.

O Vaticano não se pronunciou sobre os ataques. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse que “em democracia, as pessoas podem se expressar desde que seja de maneira pacifista”.

O papa chega ao Chile na segunda-feira. Uma missa em Santiago promete reunir 500 mil pessoas.

Segundo a Promotoria Me- tropolitan­a Sul, a cargo das investigaç­ões, os fatos estariam relacionad­os e teriam sido coordenado­s pelo MJL (Movimento Juvenil Lautaro), de acordo com o jornal chileno “El Mercurio”.

O movimento é acusado de ataques semelhante­s contra sedes políticas em novembro e dezembro do ano passado, antes das eleições.

O MJL é um grupo de esquerda nascido nos anos 1980 que estaria se rearticula­ndo novamente.

 ?? Pablo Vera/AFP ?? Uma das igrejas atacadas em Santiago ontem; mensagens contra o papa Francisco foram deixadas
Pablo Vera/AFP Uma das igrejas atacadas em Santiago ontem; mensagens contra o papa Francisco foram deixadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil